Búzios sedia congresso de resíduos sólidos em outubro

Com o tema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”, o balneário receberá pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e sociedade civil para debater sobre gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e clima.

A cidade de Búzios, conhecida pelas belezas naturais, será o cenário inspirador para a jornada em prol de um futuro mais sustentável. Entre os dias 24 e 27 de outubro, o município sediará o e CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios. O evento busca o aprimoramento da gestão de resíduos, que promove, além da preservação ambiental, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

Realizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com apoio de diversas instituições como Prefeitura de Búzios, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, FAPERJ, UNESCO e Firjan, o CIRS Búzios almeja fomentar ações concretas nos próximos sete anos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS da Agenda 2030 da ONU.

De acordo com o Banco Mundial, que alertou sobre os desafios crescentes no relatório “What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050”, a produção global de resíduos sólidos está projetada para atingir a alarmante marca de 3.4 bilhões de toneladas anuais até 2050.

Esse aumento exponencial representa uma ameaça real à saúde pública, ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico. “São diversos os riscos associados à gestão inadequada de resíduos, que impactam diretamente os ecossistemas e a vida das pessoas. A queima inadequada de resíduos, por exemplo, gera poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e a contaminação do solo e das águas também ameaça a qualidade de recursos naturais essenciais. Além disso, a poluição oceânica, causada em parte por resíduos sólidos mal gerenciados, coloca em risco a vida marinha e afeta o clima, questão urgente em nossa geração”, explica Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.

O CIRS Búzios surge como uma oportunidade para reunir profissionais engajados no propósito de encontrar soluções viáveis e eficazes para a questão dos resíduos sólidos.

Congresso terá espaço para estudos acadêmicos

O congresso servirá ainda como plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes. A inscrição para a apresentação dos trabalhos acadêmicos está aberta até o dia 23 de Setembro e é gratuita. O Congresso está recebendo trabalhos de estudantes do ensino médio técnico, graduação e pós- graduação (incluindo mestrado, doutorado e pós-doutorado) em 3 eixos: Gestão de Resíduos Sólidos, Economia Circular e Inovação e Clima. Os autores dos trabalhos selecionados serão contemplados com passe livre para o Congresso.

Serviços

CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos de Búzios

♻️ Debates sobre gestão de resíduos sólidos, clima e energia
♻️ Divulgação de estudos acadêmicos
♻️ Articulação entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais
♻️ Alinhamento aos ODS e à Agenda 2030
🗓 De 24 a 27 de outubro de 2023
📍 Armação dos Búzios – RJ


Informações e inscrições:

Link: https://masterplan.eng.br/cirs-buzios
Chamada para apresentação de trabalhos bit.ly/chamada-trabalhos-cientificos até 23 de Setembro as 23:59h.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.