Sequestro de carbono, saiba o que é!
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! não é este sequestro 😀
O sequestro de carbono é a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.
É por essas e outras que o plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre.
A recuperação de áreas plantadas, que foram degradadas durante décadas pelo homem, é uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global,
afirma Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.
O gás carbônico é separado no processo de exaustão das indústrias por meio de um sistema de filtros. Esse gás é comprimido e transportado até um local geológico. Ali, o gás é injetado em 3 tipos de reservatório: campos de petróleo maduros (já explorados ou em fase final de exploração), aqüíferos salinos (lençóis de água subterrânea com água salobra não aproveitável) ou camadas de carvão.
Nas árvores
Em fase de crescimento, as árvores são verdadeiros aspiradores de CO 2 da atmosfera. O tronco de uma árvore é 80% composto de carbono, portanto não é de admirar que elas suguem, por hectare, 150 a 200 toneladas de CO 2 do ar. Uma árvore, sozinha, é capaz de absorver 180 quilos de CO 2.
Camadas de carvão
Assim como nos campos de petróleo, a injeção de carbono em reservas de carvão também pode ser lucrativa: o carvão retém o CO 2 e libera no processo o gás natural, que pode ser explorado e comercializado. Nos depósitos localizados em profundidades muito grandes, o gás carbônico pode ser armazenado.
Campos de petróleo
Os poços maduros, onde não há mais produção de petróleo e gás, podem se transformar em grandes depósitos de CO 2. Seria dar apenas mais um passo, uma vez que as petrolíferas já injetam o gás carbônico em campos maduros de petróleo para, por intermédio dessa pressão, aumentar o potencial de extração neles.
Aqüíferos salinos
Nestes enormes mantos de água no subsolo, a água é tão salobra que não serve para o consumo. Dessa forma, eles seriam uma ótima alternativa para estocar carbono. Trata-se das formações com mais capacidade de armazenar CO 2: os especialistas estimam que os aqüíferos possam reter até 10 mil gigatoneladas do gás.
Em outro momento explico como é a influência do mercado de carbono e o protocolo de Quioto, o mercado da União Européia, a fixação de carbono e o Sequestro de carbono na Amazônia e no cerrado.. dentre outras coisas 😀
Daiane Santana _____________
- Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
- PARTICIPE do VIVOVERDE PERGUNTA!
- Entre na Comunidade do VIVOVERDE!
- Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com
Tenho aprendio muito nesse blog!
Ele é surper!!
No final do ano vou tentar passar em Geografia na Federal…
Gosto do Verde e aqui no seu blog…
aprendo coisas interessantes!
rsrsrsrs…
Olha fiz um Link me pra mim lá no blog!
Depois da uma passadinha lá!
um abraço Daiane!
Poxa! Pq eu não encontrei teu blog quando eu fazia vestibular 😀
hahahahaha
Muito boas as informações q vc trás.
parabens pelo blog!
ele trata de um assunto realmente imposrtante! além de estar juto bem escrito e intuitivo!
E muito obrigado por acompanhar meu blog!
Um Abraço!!
http://tirasdotironezio.blogspot.com
Conhesso o nois da tira tbm, as tirinhas deles, são mais assim, cmomo posso dizer, inteligentes, e o blog ja eh bem famoso, o meu, bem, ja mais do genero ingraçado (idiota), mais tbm só estou no começo, apenas 5 dias de blog 😉
hoje vai ter tirinhas sim! la pelas 3h (a hora que irei acordar) vou estar postanto uma!
Um beijão e sucesso com o blog!
Oi, moça,
Postei sobre esse assunto lá em casa, dá uma olhadinha, já tem um tempo…
Tenho que fazer um resumo de minhas primeiras postagens, só falta o tempo!
Falando em tempo…
Tem dois carinhos para você lá em casa, como prêmio por seu trabalho.
Perdoe-me por vir avisá-la no último dia, mas só hoje tive tempo de postar, estou fazendo isso de madrugada. Um dos carinhos só vale até o dia 31, ou seja, hoje, o outro não tem data marcada.
Espero que goste!
Beijão.
Pingback: Vivo Verde » Curitiba sequestra o carbono!
Pingback: Eng. Daiane Santana
pow
muito bom esse texto!!!
salvo minha pele na faculdade, tinha que fazer uma prova dissertativa sobre sequestro de carbono.
Gostei muito desse texto!!! Sou aluna de Administração de Empresas e tive a oportunidade de ver sobre o sequestro de carbono na aula de Gestão Ambiental, gostei muito e penso em fazer minha conclusão de curso sobre esse tema!!!
Muito Bom o VIVO VERDE!!!
eu estudo isso e achhho muito interessante
parabéns voce sabe muito bem como explica o SEQUESTRO DO CARBONO . Parabéns mais uma vez pelo o seu trabalho que faz eu agora estou gostando de viver o verde….