Projeto Prosa Pantaneira – Boas práticas do Pantanal são transmitidas pelas ondas do rádio

Me lembro de quando falavam que o rádio era o melhor disseminador de educação ambiental no interior, na época eu era estagiária em projetos ambientais e acadêmica de engenharia ambiental. Este Projeto Prosa Pantaneira me lembrou muito esta fase de minha vida. As iniciativas sustentáveis que colaboram para a conservação da região da Bacia do Alto Paraguai (BAP), identificadas durante a Expedição Pantanal 2011, foram agora disseminadas por meio das ondas do rádio com o Projeto Prosa Pantaneira, série de programas radiofônicos, produzidos pela equipe do Instituto SOS Pantanal, organização não-governamental, e serão veiculados nas emissoras dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Prosa Pantaneira, momentos da gravação. – Foto: : Barbara Ferragini

Os programas, de cinco minutos cada, são distribuídos gratuitamente aos veículos cadastrados, que podem veicular os conteúdos parcial ou integralmente. A cada edição é abordado um tema específico (abaixo), sempre no intuído de divulgar informações de utilidade pública. O Prosa Pantaneira é composto por duas seções: Dedo de Prosa – entrevista com pantaneiros que desenvolvem boas práticas sustentáveis, Fala vizinho – seção com dicas, curiosidades e causos pantaneiros e dois spots educativos – um com 30 segundos e outro com um minuto de duração, que podem ser inseridas na programação da emissora. Segue algumas edições:

 



Ou escutar tudo aqui!

 

A ideia é mostrar a cada pantaneiro, que determinadas iniciativas já foram testadas e aprovadas e merecem ser replicadas.

“Quem testou e aprovou cada uma delas é o vizinho, que passa pelas mesmas dificuldades, mas encontrou soluções viáveis com práticas mais sustentáveis”, explica a diretora-executiva do Instituto SOS Pantanal, Lucila Egydio.

Como disse no início, em localidades como a região pantaneira, o rádio é o principal meio de comunicação e seu impacto é imediato e eficiente. Suas ondas de transmissão ultrapassam limites entre os municípios, alcançando sintonia a centenas de quilômetros, levando informação às populações mais distantes.

Mais de 90% dos veículos radiofônicos identificados pelo projeto não produz qualquer conteúdo referente à temática ecológica, ou ainda, voltado à educação ambiental. Neste sentido, o Prosa Pantaneira vem a suprir a carência de informações ambientais de qualidade e credibilidade, sem nenhum custo para as emissoras.

Projeto Prosa Pantaneira

Os projetos radiofônicos que já foram lançados podem ser encontrados no site SOS Pantanal. Atualmente já estão produzindo, até o momento temos 40 rádios cadastradas, sendo uma delas, uma webrádio, que distribui para mais 150 rádios da rede. Com o intuito  de contribuir para a educação ambiental da população da região e estimulando outras boas práticas que auxiliem na conservação do bioma.

O projeto é realizado pelo Instituto SOS Pantanal com o apoio do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Toyota, Toyota, Rede Comper e Matueté Produtora de Viagens.