Saiba como prevenir as queimadas
Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas. Nesta época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.
Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.
No Brasil, diversos pesquisadores e inúmeras instituições têm apresentado que as queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. É por isso mesmo que cada cidadão deve estar bem informado como nos prevenir das queimadas.
Aqui, estamos apresentando algumas dicas importantes sobre esse tema.
Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
Quando você for acampar, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.
Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
Não solte balões, pois esse gesto, por mais inocente que pareça, pode acabar causando vários prejuízos e destruindo muitas vidas. Lembre-se que você deve se alegrar, comemorando as datas festivas sem causar dor e sofrimento às outras pessoas. Portanto, substitua o hábito de soltar balões, por outras práticas.
Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente os órgãos ambientais, o Corpo de Bombeiros e as Brigadas Civis.
Pequenas atitudes como essas podem fazer grandes diferenças nas estatísticas. Seja sempre um amigo da natureza; faça a coisa certa !!!
Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental. Atualmente é Analista Ambiental do Governo Federal.
Maiores informações em: https://recantodasletras.uol.com.br/autores/salerajunior
Curriculum Vitae: https://lattes.cnpq.br/9410800331827187
E-mail: salerajunior@vivoverde.com.br
Pingback: Jenifer Freitas
Pingback: Casa Mater
Pingback: Alan Corrêa #bra
Pingback: Nina Delfim
Pingback: Trupe Kairós
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Ecologia Bagarai
Pingback: Guilherme Berghauser
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: tortoblogg
Pingback: Four Jet Cartuchos
Pingback: Luciane
Esse é um assunto que me preocupa muito…..os meses de estiagem e a falta de recursos,ou políticas para se evitar,ou sanar os prejuízos…….e ainda por cima a ilegalidade aliada ao crime(os balões )….bjcas
hummm
po e verdade mais se explicassem mais ia ser melhor ,mais muito me preucupa isso!!!!!!