Curiosidades sobre as frutas

Não tem muito o que se falar, quem não gosta de frutas? quem não acha legal conhecer algumas curiosidades nem que seja para contar na mesa do bar? (rs) Recebi este e-mail de meu chefe, acho que vão gostar, segue abaixo:

O pódio das frutas

As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades),

caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)

As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)

As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)

As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)

As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)

As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)

As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)

As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)

As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

 

Frutas para esportistas

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas

Anemia: açaí, amora, carambola

Artrite: abacaxi, ameixa e maçã

Cãibras musculares: banana, laranja e melão

Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã

Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi

Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo

Fadiga: banana, uva e figo

Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.

Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego

 

Ameixa, tônico antiestresse

Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação.

Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais

doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C

torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e

problemas articulares.

 

Damasco, a fruta da pele

Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece

o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel

contra a fadiga. E só tem 47 kcal.

 

Figo, para os ossos

Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido,

um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas.

Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta

ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.

 

Maçã, o presente de Eva a saúde

Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal,

tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

 

Banana, a barrinha energética

É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras,

mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem

magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.

 

Melão, o diurético mais natural

É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas

calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos – responsáveis pelo cuidado

de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado

na prevenção de trombose e infartes.

 

Pêssego, a fruta saborosa

Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.

 

Açaí, o pentacampeão

Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia!

Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e

ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na

tigela de açaí vai granola misturada.

 

Nectarina, o pêssego de pele suave

É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e

fibra. Ajuda a regular o colesterol.

 

Pêra, para refrescar

A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando

a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio

(diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.

 

Abacaxi, para digestão

A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta

tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.

 

Melancia, menos calorias

Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos

pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio

(diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.

 

Uva, limpa seu corpo das toxinas

Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa,

energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras)

e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu

organismo de toxinas.

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Curiosidades sobre as frutas

  • 8 de fevereiro de 2012 em 14:23
    Permalink

    como a gente fais ola comfruta? eu sei me envia umadica ta

  • 13 de outubro de 2013 em 13:31
    Permalink

    ME PARECE MUY INTERESANTE …GRACIAS..

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