#DiadaÁrvore – Parque Villa-Lobos terá filha clonada da Figueira das Lágrimas
Plantio, que representa a continuidade da mais idosa das árvores paulistas, é uma ação em parceria entre a DW! São Paulo Design Weekend, Atelier Hugo França e Cardim Arquitetura
O Dia da Árvore, 21 de setembro, terá um motivo a mais para ser comemorado. A data, que tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação desse bem tão valioso, será marcada pelo retorno de uma grande filha de São Paulo ao convívio dos paulistanos. A Figueira das Lágrimas, ser vivo mais antigo da cidade, teve duas mudas clonadas há 19 meses. Uma delas está no Ibirapuera e a outra será plantada em pleno Parque Villa-Lobos, às 16h.
Motivos não faltam para que a DW! São Paulo Design Weekend, Atelier Hugo França e Cardim Arquitetura Paisagística se engajassem no resgate do valor histórico, cultural e ambiental desta árvore veterana. Com mais de dois séculos de vida e sobrevivente da transformação de povoado em metrópole, a figueira representa um símbolo do futuro sustentável possível para a cidade.
A árvore ganhou esse nome por estar situada na beira da estrada que ligava a cidade ao Porto de Santos e, consequentemente, ser considerada um ponto de referência para as despedidas daqueles que iriam viajar. Durante o século XX foi sendo gradativamente esquecida pela metrópole e abandonada em um acanhado terreno.
Foi a partir deste histórico que nasceu o Projeto Lágrimas de Alegria, criado em 2015, na 4º edição do DW! São Paulo Design Weekend, para chamar a atenção e levantar discussões sobre a recuperação de espécies nativas da cidade de São Paulo. O artista Hugo França, o botânico Ricardo Cardim e Lauro Andrade, idealizador da Design Weekend, leiloaram durante o festival uma peça do Hugo França para arrecadar fundos para a clonagem da velha árvore e projeto de restauro de seu sítio original.
No mesmo ano, Cardim teve ajuda do Instituto de Botânica da USP para conseguir duas mudas clonadas com sucesso – uma delas está no Parque Ibirapuera e a segunda, ganhará vida longa no Parque Villa-lobos . No espaço de plantio, será instalado um banco de Hugo França que, além de proteger a árvore, também acomodará seus contempladores. A peça será confeccionada com o resíduo de um Eucalipto do próprio parque, que será devolvido à população em forma de mobiliário público, além de simbolizar esse momento de renascimento da Figueira, protagonista da ação.
Plantio clone Figueira das Lágrimas no Parque Villa-Lobos
Data: 21 de setembro
Horário: 16h
Local: Parque Villa-Lobos