E os índios? Como vão?

Nesta madrugada (sem sono) estava vendo o Programa Tecendo o Saber transmitido pela Rede Globo, o programa teve como foco a tentativa de desapropriação de terras indígenas por fazendeiros.

O programa relata que existem hoje 216 nações indígenas registradas e umas 50 que ainda não estão. Com uma linguagem simples e didática o programa mostrou a situação de um índio que mora em uma “casa” bem arejada e provida de todos os recursos de uma casa normal, bem diferente das ocas construídas pelos próprios índios, fazendo assim uma reflexão de que os índios atualmente procuram ter uma vida bem semelhante a da população branca, exibiram até a história de um indio que estudou direito (saiba mais) para defender o seu povo.
Mas é nesta parte mesmo que desejo chegar, a defesa do povo indígena contra a presença maciça de fazendeiros em terras indígenas, no programa relatava a história de um índio que denunciou este ato e os fazendeiros “juraram” ele de morte. No Brasil são 348 mil índios em um percentual de 0,2% em relação a população brasileira e 180 línguas faladas. Estima-se que 271.967 mil índios já residem em área rural e apenas 90.923 mil ainda residem na área rural (IBGE, 1999) o que é um número muito desigual.
E esta prática de fazendeiros tentarem retirar os índios de suas terras que são por direito deles, contribui ainda mais para que estes números se distanciem cada vez mais.
No programa, na hora em que o jagunço apareceu lá para dar “fim” na família do cidadão indígena aparece a imprensa, o que faz com que o jagunço vá embora.
A mensagem é simples… DENUNCIE, mostre a imprensa o que ocorre em sua região, talvez a sua denuncia pode salvar a vida de muitas pessoas.

Quer saber mais sobre as nações indígenas visite o site da FUNAI – Fundação Nacional do Índio.

Daiane Santana
VivoVerde
Contato e sujestões: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

5 comentários em “E os índios? Como vão?

  • 8 de dezembro de 2008 em 8:18
    Permalink

    Eu sempre achei essa historia de “direitos de terra” entre fazendeiros (normalmente grileiros) e indios muito parecida com o que acontece entre os palestinos e israelitas.

    Não tem como dizer que a terra é de fulano ou ciclano. Do meu ponto de vista, o correto seria usar do bom senso e dividir as terras.
    Infelizmente, é muito mais complicado “fazer” que falar.

    Os indio nao querem um “pedaço” de sua própia terra, afinal, seus ansestrais ocupam aquela terra a anos! Nós (homens brancos) que chegamos agora.

    E os fazendeiros não querem ficar com um pedaço a terra que eles compraram inteira.

    Enfim…….

    J.A.

  • 8 de dezembro de 2008 em 8:20
    Permalink

    é… esbarra nesta idéia de que as terras já eram dos índios…

    Mas colocar “capangas” para matar os pobres dos índios… já é de mais… eu pelo menos acho 😛

    Abraços

  • 8 de dezembro de 2008 em 11:21
    Permalink

    a situação indígina é bem complicada, já vi programas onde catequisavam os índios e eles viravam fanasticos religiosos, alcoolismo, doenças e realmente os índios perderam sua essência e se tornaram muito aculturados… teve uma reportagem q peguei meio q por cima e mostrava um helicóptero sobrevoando uma tribo q nunca tinhas realmente visto algo parecido e estavam muito assustados, o q acontece, certamente irão tentar contato, passar doenças e levar coisas da nossa civilização, acho q se eles viveram até hj sem a presença humana, não é necessário nossa ida a uma aldeia como essa!! Aqui em SC existem algumas populações indíginas, que vivem as trancos e barrancos, vendendo nas calçadas artesanatos em condições lastimáveis de pobreza. Na minha cidade vejo as mães com as crianças, não me recordo o nome da tribo, mas os traços são as únicas marcas que nos faz lembrar q são indios de resto, mais nada!!!

  • 20 de setembro de 2009 em 3:29
    Permalink

    O i­ndio nesta serie de televisao e brilhantemente bem interpretado pelo reconhecido escritor (e ator) Joao Pedro Roriz, em uma de suas raras aparicoes na TV.

    Sou fa!

  • 19 de fevereiro de 2011 em 22:26
    Permalink

    O Roriz já tinha interpretado um índio, em A Muralha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.