Equipe apoiada pelo Ford Fund representa o Brasil em competição mundial de empreendedorismo social

Imagem: Divulgação

A equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, apoiada pelo Ford Fund, braço filantrópico da Ford, vai representar o Brasil na Enactus World Cup, competição mundial de empreendedorismo social que será realizada de 8 a 11 de setembro, com times de 36 países de forma totalmente online.

O time da UFPA, que venceu a edição brasileira, compete com o projeto Anamã, um sistema inovador de ecobarreiras desenvolvido para reduzir a poluição por plástico nos rios do Amazonas. Além disso, também capacita jovens e adultos de comunidades da costa amazônica por meio da produção de tecnologias sociais de baixo custo, utilizando garrafas PET como matéria-prima.

O projeto também é finalista em outro prêmio dentro da competição, o “1 Race, 4 Oceans”, que avalia as iniciativas empreendedoras com maior impacto positivo e sustentável para a proteção da vida nas águas.

O time da UFPA foi um dos quatro do Brasil apoiados este ano pelo Ford Fund, por meio do Ford College Community Challenge (Ford C3), com uma verba de US$ 5 mil para colaborar no desenvolvimento de seus projetos. O objetivo da competição é incentivar universitários a criar soluções práticas e inovadoras voltadas a necessidades críticas de suas regiões e contribuir para a construção de comunidades sustentáveis.

“Por meio de iniciativas como essa do Ford Fund é possível fomentar projetos inovadores de empreendedorismo social que farão a diferença na vida não somente das pessoas envolvidas, como de toda uma comunidade”, diz Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford.

O campeonato da Enactus Brasil 2020 contou com a participação de 40 times universitários de todo o país, dos quais foram selecionados 16 semifinalistas e quatro finalistas. Além da UFPA, o time do Instituto Federal de Igatu, do Ceará, também apoiado pelo Ford Fund, ficou entre os quatro melhores com um projeto de irrigação de baixo custo.

Esta matéria não é patrocinada. 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.