O “nascimento” de uma ilha
Já pensou no “nascimento” ou melhor, na formação de uma ilha? E presenciar tal fato? Acho que é um momento único. Sendo assim, recebi um e-mail interessante do Remo, ele coletou também informações adicionais.
Na faculdade, me lembro de aulas em que se falava sobre os afloramentos de rochas provenientes de formação vulcânica, mas isto não era formalmente formulado em imagens em minha mente, creio que agora está bem mais claro. As ilhas, situadas no meio do oceano Pacífico, nasceram de enormes erupções, que criaram cones vulcânicos mais altos do que qualquer montanha da Terra. Mas as ilhas Hawai constituem um fenômeno único e surpreendente também por outro motivo. Os vulcões submarinos são movimentados por um ponto quente, ou seja, uma zona da crosta terrestre sob a qual sobe, das profundezas do manto, uma corrente de magma fundido. É esta forte corrente que dá vida aos vulcões. Ora, no caso das ilhas Hawai há um fato curioso. O ponto quente permanece fixo, sempre na mesma zona do manto, enquanto o fundo do Pacífico se move. O resultado deste fenômeno é uma fila de vulcões. Com efeito, à medida que o fundo desliza, o vulcão recém-formado é deslocado para fora do raio de ação do ponto quente e, em pouco tempo, apaga-se. Mas, no seu lugar, o ponto quente cria um novo vulcão. Esta espécie de linha de montagem dos vulcões produziu cerca de 2000 novas ilhas, muitas das quais voltaram a desaparecer, desgastadas pela chuva e pela força das ondas. (Fonte: Vulcões no Mundo)
O vídeo abaixo representra bem isto:
Veja as imagens abaixo, no qual um homem presencia este “nascimento” (via e-mail), no relato diz que isto ocorreu em agosto de 2006, no Oceano do Pacífico Sul:
Parece uma praia/areia;
Mas não é;
São cinzas vulcânicas flutuando no mar;
De repente, aparece;
Com nuvens de cinzas que emergem do fundo do mar;
Então, o céu fica negro de cinzas e o oceano com os reflexos dourados do sol;
E assim, uma afloração rochosa;
E aí? O que você achou? Eu achei FANTÁSTICO!
Pingback: tortoblogg
Pingback: Ronaldo Castor
Pingback: Bruno Uliano Abilio
Pingback: Caroline Zugaib
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Jornal Twit
Pingback: Ecologia Bagarai
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Guilherme Berghauser
Pingback: Tweets that mention vivoverde -- Topsy.com
Pingback: Caroline Zugaib
nossa que demais!!!
seria invrivelmente inesquecível, ver um fenômeno da natureza desse porte, acontecendo diante dos meus olhos!!!
demais!
Pingback: ¹G.u§T@_v0~
Pingback: Caio Lausi
istó e realmente fantastico e lindo e interresenta!!!!!
Eu também acho!!