Parque é ameaçado de cair nas mãos de imobiliárias

topoparquepe

Recebi há 3 dias um e-mail bem interessante do GGdonald sobre :

“Parque da Jaqueira, que se encontra em Recife-PE, um espaço lindo, muito verde, refúgio para adultos e crianças. Isso para repassá-lo a uma imobiliária. É um caso muito sério, precisamos de sua ajuda. Não sei se conheces, mas é um parque maravilhoso e precisamos manter o pouco do verde que nossa região nos oferece, e nada melhor que a internet para que isso seja resolvido para o bem de todos.”

Eu gosto  MUITO  da participação de meus leitores e questões como esta eu me vejo na obrigação de divulgar. Para quem me acompanha a um tempo sabe que já briguei aqui pela “preservação” da Área de Preservação Ambiental (APA) do Parque Estadual do Jalapão, quando o Programa americano Survivor veio gravar aqui no Tocantins. O grande problema alí eram as filmagens que estariam degradando a área e além disto gerando impactos não só ambientais como socio-ambientais, ecológicos diretos e também econômicos. O fato é que, destruir ou modificar áreas verdes, seja ela uma área de preservação ou não é um caso muito sério, haja visto que briga-se por modificações no clima gerados pela destruição exagerada de florestas, fica até ridículo de ver coisas assim.

No e-mail apresentava uma matéria escrita pela Globo Nordeste (NE TV), no qual mostra que a área foi cedida à Prefeitura da cidade pelo o INSS, que o recebeu como pagamento de uma dívida.

“O parque da Jaqueira é um refúgio verde no coração de uma área do Recife repleta de prédios. Lugar de árvores centenárias, um espaço ideal para a prática de caminhadas, corridas e para outras diversas atividades de lazer”

Além de ter uma capela de Nossa Senhora da Conceição construída no século 18, que além das preciosidades da fauna e da flora que ali residem, corre o risco de se tornar mais um alvo da especulação imobiliária.

Você pode ver o vídeo da reportagem abaixo:

O texto ainda esclarece que, a área foi cedida à Prefeitura da cidade pelo o INSS, que o recebeu como pagamento de uma dívida. Em 2001 uma lei federal autorizou a doação do terreno. Seis anos depois, o presidente Lula assinou o termo de transmissão da área à Prefeitura, mas agora a Procuradoria do INSS que revogar a lei.

Muito complicado esta situação, liberar uma área rica em biodiversidade enquanto luta-se por plantio de mais e mais árvores no mundo por causa de pura valorização/especulação imobiliária, acredito que depois que devastarem tudo ela já não terá o real valor, nem imobiliário e muito menos paisagístico… é uma pena ver uma situação destas.

“A Prefeitura do Recife disse que espera o cumprimento de uma lei federal, que autoriza a doação da área do parque da Jaqueira para o município e a Superintendência Regional do INSS informou que o processo continua em análise.”

Eu espero de coração que isto não vá adiante. Gente, quem for de Recife e tiver mais informações sobre este “caso”, por gentileza, utilize os comentários desta matéria para que possamos ficar atualizados.

Agradeço desde já e espero que as autoridades do município e federais também se informem melhor do que estão perdendo com tal ação.

Outras matérias do VivoVerde sobre o Survivor aqui, aqui, aqui e aqui.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

22 comentários em “Parque é ameaçado de cair nas mãos de imobiliárias

  • Pingback:EcoZilla

  • 26 de outubro de 2009 em 8:51
    Permalink

    Fico muitíssimo grato pela atenção com relação a esse caso que me deixa abalado, não só a mim, mas a todos nós. Como sabemos não é apenas aqui em Pernambuco que isso está acontecendo. Triste é saber que acontece no mundo inteiro, mas podemos evitar, pois sabemos que a internet está tendo poderes incríveis.

    Muito obrigado Daiane Santana!

  • 26 de outubro de 2009 em 8:58
    Permalink

    Muito boa iniciativa do Geraldo, muito nobre a atitude deste blog. Estou repassando para todos que conhêço essa informação e peço que façam o mesmo! Twitter, Orkut, Facebook, Blogs, seja lá qual for a forma de mídia. Não podemos deixar que isso aconteça!!
    Mais uma vez, parabéns pessoal pela iniciativa.

  • 26 de outubro de 2009 em 9:34
    Permalink

    Parabéns pelo apoio Querida!

    É mais um exemplo de como as redes sociais podem ser usadas para causas nobres. O Geraldo é um grande amigo meu e conheceu seu twitter e blog atravez de indicação minha. Sabia que você era um exemplo de pessoa.

    Temos que divulgar ações assim para encontrar-mos alguma forma de impedir que “crimes” com este aconteçam.

    Como sempre, estou apoiando a causa.

    Murilo Lima
    @unidadelivre

    Grande Beijo!

  • 26 de outubro de 2009 em 11:04
    Permalink

    A internet está com um poder que nós ainda não percebemos. O dia que todo mundo tiver ideia desda força, nós vamos mudar muita coisa!

  • 26 de outubro de 2009 em 12:47
    Permalink

    Isso tudo é muito triste…..Vc está certa,recebeu a informação ,tem que divulgar mesmo e tentar talvez através do seu e de outros blogs uma denúncia,ou uma boa solução…….Temos que impedir mais um crime contra a Natureza !!!
    Parabéns !!!!!!
    Monique

  • 26 de outubro de 2009 em 13:04
    Permalink

    Morei em Recife por 3 anos e trabalhei perto da Jaqueira. Embora não goste de Pernambuco, acho uma sacanagem, uma canalhice do pessoal do INSS querer vender uma área verde pra embolsar alguns trocados.

  • 26 de outubro de 2009 em 13:59
    Permalink

    Olá Daiane,

    tinha escutado apenas boatos, não tinha acreditado até um amigo me enviar este email. Trabalho na Jaqueira com aulas de corridas, e inacreditável que que pense em acabar um dos parques modelos aqui do Recife. Já basta o concreto que vai ser o parque Dona Lindu em Boa viagem e querer extinguir o da jaqueira parece até piada. Creio que vai ser difícil pois a mobilização vai ser grande.

    Vamos a luta!

  • Pingback:Zombie Walk Recife

  • 26 de outubro de 2009 em 15:19
    Permalink

    OMG!
    Isso nunca será aceitado!
    Amo este parque!!

  • Pingback:Lorena Marina

  • Pingback:Diego Leite

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:Thiago M.

  • Pingback:Eduarda Fernandes

  • Pingback:Eduardo Magalhães

  • Pingback:Juliana Queiroga

  • 26 de outubro de 2009 em 22:00
    Permalink

    Conheço o parque de perto… é muito lindo mesmo…

    Sou de Recife!

    Essa história eu não sabia!

    Nuss, nem tou acreditando nesTe absurdo.

    @nillojose

  • Pingback:Marina Maranhão

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.