Sonda descobre gelo no polo norte da Lua
Com certeza você já ouviu a história de que para um lugar ser habitado deve-se ter água, isto é um fato. Muitos sonham em morar na lua, histórias de tempos de criança Mundo da Lua comprovam isto também, ô tempo bom. Mas o que interessa é que aquelas histórias de o homem morar na Lua estão cada vez mais perto da realidade.
A imagem acima evidencia isto, os pontos marcados em branco são dos locais onde se encontra o gelo, este, que em algumas destas crateras há grandes áreas onde a luz do sol nunca chega. Em algumas delas, a temperatura pode chegar a 25 Kelvin (248ºC negativos) – mais frio do que a superfície de Plutão – permitindo que o gelo permaneça estável.
Uma sonda na lua (a indiana Chadrayaan-1) encontrou milhões de toneladas de água no pólo norte da Lua, são mais de 40 crateras (entre 2 km e 15 km de diâmetro) , a Nasa nesta segunda-feira. A vasta fonte de água pode um dia ser usada para gerar oxigênio ou sustentar uma base lunar. Os cientistas estimam que há pelo menos 600 milhões de toneladas de gelo nestas crateras.
O radar, denominado Mini-SAR, emite pulsos de ondas de rádio para medir a rugosidade da superfície da lua. Enquanto superfícies lisas enviam de volta uma onda, pois o gelo, que é transparente, enviam de volta estas ondas.
Outros compostos, como hidrocarbonetos, estão misturados ao gelo lunar, segundo os resultados de uma missão da Nasa ao satélite chamada LCROSS.
Isto me dá um pouquinho de medo, mas nada que eu já não esperasse. Li um livro chamado “Guerra sem fim”, a alguns meses atrás e ele falava destas missões tripuladas e de cidades residindo em outros planestas, um livro de ficção científica refinado, um bestseller neste gênero. Eu já o achava muito futurista, acho que agora posso começar a mudar os meus conceitos…
Fonte: Terra e Wired Science
Pingback: tchela
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Cleysinho :)
Pingback: Marcos
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Bruno Silva
Pingback: Hélio Sassen Paz
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Marta