Zé Paiva lança o livro de fotografia “Expedição Natureza – Tocantins”

O experiente fotógrafo Zé Paiva apresenta ao público seu mais novo trabalho: Expedição Natureza – Tocantins.  Seguindo a linha de seus dois livros anteriores (Expedição Natureza: Santa Catarina e Natureza Gaúcha), o premiado fotógrafo mostra as belezas naturais presentes no estado do Tocantins.

No livro, o leitor conhecerá unidades de conservação, tais como o Parque Nacional do Araguaia, o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Estadual do Cantão, a Estação Ecológica da Serra Geral, o Parque Estadual da Serra da Cangalha (ainda em fase de criação), o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas e a Reserva Extrativista do Extremo Norte.

A ideia de um novo livro de arte com a temática sobre o Tocantins surgiu durante uma viagem de férias, quando visitava o estado junto com a autora dos textos. “Foi amor à primeira vista!  Voltamos com a ideia de fazer o livro”, conta Zé Paiva.

De acordo com o fotógrafo a obra tem a preocupação de unir arte e ciência: arte na interpretação autoral dos lugares registrados e ciência nas informações do texto da doutora em gestão ambiental Adriana Dias Trevisan.

Depois de 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica, Zé Paiva registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro. Dentre as fotos selecionadas, duas delas foram finalistas do maior concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife photographer of the year”, promovido pelo Natural History Museum de Londres. Além disso, o fotógrafo teve um painel com fotos do livro expostas no Planetário do Rio de Janeiro em exposição coletiva intitulada “O mundo em nossas mãos” do Instituto Humanitare, como parte da programação da Rio +20.

O fotógrafo entrou em contato com histórias impressionantes do povo local e relatou o dia a dia em território tocantinense no blog www.expedicaotocantins.wordpress.com, que permite ao leitor se aproximar do que foi vivido pelo fotógrafo e sua equipe durante a produção das imagens; nos familiarizamos com personagens inimagináveis aos moradores das grandes cidades brasileiras. “Subo um pouco na encosta para fotografar e na volta, quando chego na estrada, vejo dois vaqueiros cavalgando em minha direção. (…) Me dizem que é bom encontrar alguém para conversar, pois tem pouca gente naquela região. Peço para fazer um retrato com a Serra (da Catedral) de fundo e eles topam. Bonito ver gente tão simples e com altivez e orgulho bom da sua condição humilde. Pode parecer um paradoxo, acho que só ao vivo faz sentido”, descreve Zé Paiva.

O que torna esse trabalho tão maravilhoso é todo o sentimento e emoção colocado no livro. Ao folheá-lo, nota-se o quão prazeroso foi para o fotógrafo realizar esse trabalho. Percebemos ao apreciar as imagens o brilhantismo do resultado final. Um ensaio maravilhoso sobre pessoas, sobre simplicidade, sobre um paraíso ainda preservado que se mostra por meio de dunas, veredas, campos, fauna e flora. Um ensaio sobre um estado chamado Tocantins.

“Este livro nos toca pelo chamado exemplar a esta responsabilidade de consciência e por verter tanta beleza, quando o cerrado do Tocantins ainda é um dos últimos redutos quase intocados antes do agronegócio invadir com gana desmedida e irracional uma das mais belas savanas da Terra. Suas imagens pungentes nos fazem ter pertencimento ao que já somos por natural e por natureza. E por isso, nos fará mais sensíveis e mais comprometidos ao que somos essencialmente: humanos.” (Bené Fonteles, Coordenador do Movimento Artistas pela Natureza)

O Fotógrafo

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal “O Globo”. Mudou-se, então, para Florianópolis, onde, desde 1984, dirige sua empresa. Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque. Ensinou fotografia na DESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, na FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau e na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. É pós graduado em Fotografia pela UNIVALI.

Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli MASP de fotografia. Em 2010 foi finalista do Prêmio Conrado Wessel na categoria ensaio fotográfico.

Neste ano, venceu o prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da FUNARTE. Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas. Em 2008 lançou o segundo livro do mesmo projeto, Expedição Natureza Gaúcha, em parceria com a Editora Metalivros. Atualmente, administra a Vista Imagens e ministra oficinas de fotografia de natureza.

Expedição Natureza – Tocantins foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet – e patrocinado pelas empresas SANEATINS e Tractebel Energia S.A.. O livro é uma publicação da FM Editorial, com textos da escritora e doutora em gestão ambiental Adriana Dias, prefácio por Bené Fonteles e fotografias de Zé Paiva.

 

Informações Técnicas

Projeto e fotografia: Zé Paiva

Textos: Adriana Dias Trevisan

Edição e distribuição: FM Editorial

Versão: Português e Inglês

Número de páginas: 144

Imagens: 156

Formato: 30 x 28 cm. (miolo fechado)

Acabamento: capa dura e lombada quadrada

Peso: 1,21 kg.

Preço sugerido: R$ 100,00 (cem reais)

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Zé Paiva lança o livro de fotografia “Expedição Natureza – Tocantins”

  • 22 de janeiro de 2013 em 14:28
    Permalink

    obrigado pelo artigo! Passei algum tempo andando da Amazônia (estava estudando pigmentos flora através de um colorímetros) e eu estava fascinado pela beleza do pântano. Saudações.

  • 22 de janeiro de 2013 em 17:46
    Permalink

    Que bom que se encantou, nosso Brasil tem este tipo de “poder” rsrs =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.