As 10 empresas mais sustentáveis do mundo em 2014

De 4.000 nomes, uma lista de 350 empresas foi avaliada pela Corporate Knights, empresa canadense de assessoria em mídia e investimentos, que publicou a Global 100, lista anual das empresas mais sustentáveis do mundo, apresentada no dia 22 de janeiro no Fórum Econômico mundial na Suíça.

Global 100 2014

Global 100 2014

Os critérios utilizados para determinar a posição das empresas no ranking foram 12 indicadores quantitativos de sustentabilidade, aplicados em cada uma das empresas em comparação com as do mesmo setor. Foram avaliados quesitos como a produtividade por unidade de consumo e energia, de água e de geração de resíduos, reaproveitamento de desperdícios, desempenho social e de gestão, capacidade de inovação gerencial e liderança, proporção salarial do CEO até os cargos mais baixos e benefícios diferenciais para funcionários, além de outros.

A empresa melhor colocada foi o banco australiano Westpac Banking Corporation, em Sidney, com uma pontuação de 76,5%.  Com uma receita anual de U$S 38 bilhões anuais e 36 mil empregados, de acordo com o Global 100, o banco já tem um histórico de inovação e liderança em sustentabilidade corporativa, já que foi o primeiro a se juntar com o governo australiano no Desafio do Efeito Estufa e também foi a primeira instituição financeira a arrecadar doações para esse propósito.

O Brasil foi o único país da América Latina com nome na lista. Mesmo após perder muitas colocações, saindo do 2º lugar em 2013 para a 23º colocação, a Natura é a primeira empresa brasileira a integrar o ranking e já é famosa pelos diversos benefícios que oferece a clientes e funcionários. Em 95º aparece a BRF – Brazil Foods.

Confira o top 10 das empresas mais sustentáveis do mundo:

1º Lugar - Westpac Banking Corporation

1º Lugar – Westpac Banking Corporation

1º) Westpac Banking Corporation

Pontuação: 76,5%

País: Austrália

Setor: Finanças

2º) Biogen Idec

Pontuação: 75,3%

País: Estados Unidos

Setor: Plano de Saúde

3º) Outotec OYJ

Pontuação: 74,2%

País: Finlândia

Setor: Industrial

4º) Statoil

Pontuação: 74%

País: Noruega

Setor: Energia

5º) Dassault Systemes SA

Pontuação: 74%

País: França

Setor: Tecnologia da Informação

6º) Neste Oil OYJ

Pontuação: 69,2%

País: Finlância

Setor: Energia

7º) Novo Nordisk A/S

Pontuação: 68,8%

País: Dinamarca

Setor: Plano de saúde

8º) Adidas AG

Pontuação: 68%

País: Alemanha

Setor: Discricionário

9º) Umicore SA

Pontuação: 67,8%

País: Bélgica

Setor: Tecnologia de Materiais

10º) Schneider Elecric S/A

Pontuação: 66,5%

País: França

Setor: Gestão de Energia