[WED 2012] Diga quais são suas economias verdes para o resto da sua vida

Passei o dia sem saber o que escrever aqui, na verdade acordei pensando o que escrever aqui, um dia em que o mundo dedica ao “meio ambiente” e eu represento um blog no qual procuro dedicar todos os dias ao meio ambiente. Seria meio estranho se eu quisesse fazer deste dia o dia mais importante, afinal nossa batalha para tentar fazer este mundo mais consciente é diária e será diária por muito tempo.

 

Mas, não é de hoje que eu presenteio os leitores com uma matéria sobre meio ambiente no WED 2012 (Dia Mundial do Meio Ambiente em inglês). Em 2011 a Luiza Furiatti fez uma reflexão maravilhosa, em 2009 trabalhei a hashtag #ambientday com duas matérias, em um falando sobre a campanha da época em que a ONU abordou o tema “Seu planeta precisa de você!” e o outro eu trabalho um pouco mais o real significado de meio ambiente.

 

Este ano o Brasil vem como sede do WED 2012, com a cidade do Rio de Janeiro e o tema é “Economia Verde: Ela te inclui?“. Mas… E você, sabe pelo menos o que é “economia verde“? O nome já sugere algo, que é aquela que resulta na melhoria do bem-estar do ser humano e da igualdade social ao mesmo tempo em que reduz significamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável, consagrado pelo Relatório Brundtland, de 1987, e assumido oficialmente pela comunidade internacional na Rio-92, gradualmente tomando o lugar do termo “ecodesenvolvimento” nos debates, discursos e formulação de políticas envolvendo ambiente e desenvolvimento. Fonte

Daqui uma semana, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Nós brasileiros sabemos bem o que é isto, mas infelizmente isto não é privilégio de ninguém, a pobreza e a fome é um problema que prejudica mais e mais pessoas diariamente. Um fator que poderia amenizar bastante seria o consumo consciente, educação ambiental, responsabilidade socioambiental dos órgãos públicos e privados, organizações não governamentais e do próprio cidadão que pode sim melhorar o seu convívio com o próximo (ambiente) e também no lugar onde vive (meio).

Já algo que deveria ser extinto é o “falso marketing verde”, mais conhecido como Greenwashing! Que seria o artifício que algumas empresas utilizam de mascarar os projetos ditos “ambientais”, mas que são mal elaborados e até mesmo, não existem.

 

Branqueamento ecológico ou ecobranqueamento (greenwashing em inglês) é um termo utilizado para designar um procedimento de marketing utilizado por uma organização (empresa, governo, etc.) com o objectivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável dos seus serviços ou produtos, ou mesmo da própria organização. Neste caso, a organização tem, porém, uma actuação contrária aos interesses e bens ambientais. Fonte: Wiki

Fica aqui meu pedido de desculpas por postar hoje tão tarde, mas ainda há um tempinho para você se envolver no WED 2012. O público está sendo estimulado a visitar o site www.unep.org/portuguese/wed e cadastrar suas atividades verdes para o Dia Mundial do Meio Ambiente… Mas como já estamos quase no final do dia, você também pode comentar aí embaixo e dizer quais são suas atividades/economias verdes para o resto da sua vida!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “[WED 2012] Diga quais são suas economias verdes para o resto da sua vida

  • 5 de junho de 2012 em 20:57
    Permalink

    Fica o apelo para a RIO+20 – Discutam o Ambiente Inteiro e não mais o Meio.

  • 19 de novembro de 2015 em 23:57
    Permalink

    Please forgive this peaonsrl post from Jeff’s proud parents. We are so happy for you and Erin and this grand venture of yours into the restaurant business. We wish you great success! The Verde ambience is cool and lively, and the food is absolutely delicous. Looking forward to our next visit sometime this year!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.