I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas #JMPI2015

img_banner_interna

Os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas começou no dia 23 de outubro e vai até o dia 01 de novembro aqui em Palmas/TO. Confesso que ainda não fui, mas estou acompanhando tudo pelas mídias e também me programando para ir, provavelmente hoje ou amanhã já estarei por lá.

#JMPI2015

Existe no Tocantins uma população aproximada de 10 mil indígenas. Todos com cultura e tradições muito bem preservadas. São indígenas de sete etnias: Krahô, Krahô Canela, Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Xerente e Javaé. Eles se distribuem em mais de 82 aldeias, em municípios de todas as regiões do Estado (Fonte: Funai), porém, o Estado do TO não teve tanta representatividade assim nos Jogos, pois muitos povos não vieram, uma pena! Fiquei um tempo sem saber se os jogos são positivos ou não, por motivos diversos (política, recursos, e afins)tanto que tive um tempo para escrever aqui no blog, a verdade é que, acho que o importante é participar e conhecer realmente outros povos, culturas, culinárias, estilos e tudo o que os jogos nos oferece. 

 ETNIAS NACIONAIS CONFIRMADAS

PAÍSES CONFIRMADOS

1

Assuriní

1

Argentina

2

Bororo Boe

2

Austrália

3

Guarani Kaiowá

3

Canadá

4

Javaé Itya Mahãdu

4

Chile

5

Kamayura

5

Colômbia

6

Karajá

6

Congo – Brazzaville

7

Kayapó Mebêngôkre

7

Costa Rica

8

Kyikatêjê/Parakatêjê

8

Equador

9

Matis

9

Estados Unidos

10

Paresi

10

Etiópia

11

Pataxó

11

Paraguai

12

Tapirapé

12

Guatemala

13

Terena

13

Guiana Francesa

14

Wai Wai

14

México

15

Xavante

15

Nicarágua

16

Xerente

16

Nova Zelândia

17

Kaingang

17

Panamá

18

Manoki

18

Peru

19

Kura Bakairi

19

Rússia

20

Kanela

20

Uruguai

21

Kuikuro

21

Venezuela

22

Erikibaktsa

22

Mongólia

23        Mamaindê

Esta não é a primeira vez que Palmas/TO recebe uma grande quantidade de indígenas, assim que cheguei no Tocantins recebemos  os Jogos Nacionais Indígenas, este na verdade já é o sexto jogos, mas mundial não, tivemos sim, o privilégio de receber o primeiro em nossa cidade, podem falar o que quiser, mas  é sim, motivo de orgulho e felicidade.

Desde que começaram os jogos, muitas coisas já aconteceram, como os protestos conta a PEC 215. Entenda: De autoria do ex-deputado Almir Sá, de Roraima, a proposta de emenda constitucional (PEC) 215 de 2000 é alvo de protesto de grupos indígenas. Isso porque a PEC 215 transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto com é atualmente. (leia mais aqui)

Este é um assunto que está sendo bem discutido, pelo menos internamente entre os índios, porque não é o que se vê na política, infelizmente, nem todos são ouvidos, mas ainda tenho esperança de que esta emenda não seja aprovada definitivamente.

Bom, ainda não tenho muito o que falar dos jogos, afinal, ainda não compareci aos jogos, mas assim que o fizer, vou dar meus esclarecimentos aqui. No mais, vou publicando alguns releases que recebi (rs).

E você que já foi, comente o que achou. Conversando com uma amiga ela me disse que nem gostou tanto assim, que as arquibancadas estão bem apertadinhas, e que o evento é mesmo “para índio ver”. Talvez até seja mesmo, considerando que pode parecer um congresso de índios e troca de conhecimentos.

Conhecer novas culturas é um máximo, então vamos lá! #PartiuJMPI2015

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas #JMPI2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.