PAREM DE BEBER, são 155 litros de água potável para 1 litro de cerveja!!! “Oh Wait”… nem tanto também né?

Não nego que uma cervejinha no final da semana é praticamente revigorante, claro que se tomadas as devidas providências e ter um “amigo da vez” ou um número de táxi confirmado para a volta. Seria bem bom se todas as pessoas tivessem esta preocupação na verdade… Mas o que interessa é que vi esta matéria hoje e fiquei até que “comovida”, mas como uma profissional da área ambiental, me coloquei a par das informações e vi que na verdade foi apenas para nos comover mesmo, afinal é praticamente TUDO necessita-se de água.

Pois bem, como disse no título e quis realmente ser chamativa mas, 155 litros de água para 1 litro de cerveja. Parece muito não é? Mas estudos assim assim como foi este, consideram desde o início da produção, aí amigo, vai água mesmo e não precisa ficar espantado ou algo assim, porque várias coisas também utilizam e MUITO de água, dito isto os alimentos, as roupas e é aí que o consumo consciente entra… Mas, leia a matéria (melhores partes):

 

A esse uso de recurso hídrico que não é visto, dá-se o nome de água virtual e o Brasil está entre os grandes exportadores de água virtual do mundo, além de gastar água para suprir a demanda interna, cuja média de consumo diário é de 3.780 litros de água por habitante. Para que seja possível calcular o impacto das produções é necessário avaliar toda a cadeia, desde a matéria-prima até o consumidor final.

No caso da cerveja a fase agrícola, ou seja, o cultivo da cevada é a etapa que concentra os maiores gastos hídricos. Segundo uma pesquisa realizada pela cervejaria SAB Miller e a ONG WWF, em 2009, 98,3% do consumo de água na fabricação da cerveja está ligado à agricultura.

O mesmo cenário se repete em outros produtos de origem agrícola, o que faz com que este setor da economia seja o responsável por mais de 60% dos gastos hídricos do Brasil. No entanto, os cálculos em relação à água virtual ainda são pouco conhecidos da maior parte da população brasileira. Por isso, o tema já foi alvo de campanhas de conscientização, estudos científicos e materiais informativos.

Alguns elementos considerados básicos na alimentação tradicional do brasileiro, como o arroz, o feijão e a carne estão entre os que mais necessitam de água em sua produção. Conforme o estudo “Recursos hídricos: Questões Agrícolas e Ambientais”, publicado na revista Bioscience, em 2004, são necessários 1.600 litros de água para produzir um quilo de arroz. A mesma publicação informa que um quilo de carne bovina pode chegar a consumir 43 mil litros de água.

Na matéria não se fala em consumo consciente, como podem ver, mas consegui associar muito a isto, quando trouxe para a minha realidade. Para quem não conhece, consumo consciente é “tentar aumentar os impactos positivos e minimizar os negativos. É uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações”, e você pode ter mais informações aqui.

No mais, é isto! Não dá para abolir certos consumos e tal, eu digo por mim, não faria isto não, mas conhecer empresas que fazem justo de uma fabricação e beneficiamento com mais cuidados com o meio ambiente é legal. Lembrei até que que a Heineken espera ser a empresa mais verde (… é, verde já é :x) até 2020… Legal, não?

PS: aceito convites para uma cervejinha *.*

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

5 comentários em “PAREM DE BEBER, são 155 litros de água potável para 1 litro de cerveja!!! “Oh Wait”… nem tanto também né?

  • 10 de março de 2012 em 19:50
    Permalink

    Pessoal pergunta se o gaúcho abandonará o churrasco?! Os amantes das bebidas, do cafezinho, também não dão ouvidos pra isso!É uma pena! Estão preocupados com a curtição do momento, e não com a vida futura.

  • 15 de março de 2012 em 9:30
    Permalink

    É simples meu caro, se vc está preocupado com sua vida futura pense primeiro em suas ações do presente, e no que vai aconteçer com a sua vida quando se findar na terra. Só resta um caminho, arrependimento dos pecados e obedeçer a palavra de Deus, por que de certo, em condições nesta terra sempre estaremos errados e seremos falhos como consequência do pecado. Abs.

  • Pingback:No Dia da Água, qual sua pegada hídrica? E o que você pretende fazer para reduzi-la? | A vida como a vida quer

  • Pingback:Consumo e a água virtual – Semente que voa

  • 20 de fevereiro de 2014 em 18:39
    Permalink

    Cerveja é revigorante HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, CONTEM OUTRA!!!!! revigora o que? O figado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.