#VivaPositivamente – Visita à fábrica verde da Coca-Cola em Maceió/AL

Na semana passada tive a oportunidade de conhecer mais uma fábrica da Coca-cola e pude também levar um convidado, o amigo @duardoribeiro me acompanhou e representou muito bem! Desta vez pude conhecer de perto uma “fábrica verde”, chamada assim pois sua construção é toda voltada a certificação LEED (caso você não conheça, leia aqui), que é aplicada a projetos e a construção de edifícios novos e a renovação de edifícios existentes com acréscimo significativo de área.

SAM_0670

Bom, se ainda não fui clara… É aquela construção em que tudo é feito pensando no meio ambiente, posso enumerar algumas ações que foram feitas nesta fábrica que visitei, como a tinta e carpetes, que tem baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis), reduzindo a quantidade de contaminantes do ar interno, que contenham odor, sejam irritantes e/ou nocivos para o conforto e bem estar dos usuários. Redirecionamento dos aterros, no qual todo entulho causado pela obra foi aproveitado no próprio nivelamento do terreno na área não construída. Foram também utilizados na construção da fábrica, materiais locais, diminuindo a distância do transporte e assim a liberação de CO2 na atmosfera! Ainda há o monitoramento, gerenciamento e economia de energia, redução de consumo de água, destinação adequada do efluente final, redução do consumo de água, ações junto aos fornecedores para que atendam aos requisitos de meio ambiente e no processo construtivo com a prevenção e redução de resíduos.

Legal não é? Alguns edifícios residências já estão procurando esta certificação LEED também, confesso que gostaria de morar em uma, mas aqui em Palmas/TO ainda não conheci, infelizmente…

Solar - Fábrica verde da Coca-Cola

Solar - Fábrica Verde da Coca-Cola

Mas voltando a visita, além desta apresentação que foi feita sobre a certificação LEED, pudemos também conversar com o VP (Vice-Presidente, Comunicação e Sustentabilidade na Coca-Cola Brasil) Marco Simões e ele pode responder várias questões dos blogueiros ali presentes. Depois de conhecidos os cuidados em relação a segurança, tanto da empresa quanto a que nós teríamos que tomar, fomos convidados de fato a conhecer a fábrica, linda, grande e sem rato! (rs)

O que mais me impressionou foram as garrafas de vidro, principalmente pelo fato de passarem por uma máquina com um sensor, que neste processo elas são separadas mecanicamente quanto a limpeza, e caso tenha alguma área quebrada. Este reconhecimento da máquina no processo tira qualquer dúvida… As garrafas que ainda estejam sujas, elas são integradas novamente ao processo, iniciando na parte de limpeza, já às que se encontram quebradas, estas são levadas para reciclagem. Pudemos conhecer também o processo das garrafas PET, só faltou mesmo conhecer as de garrafas de alumínio, elas estavam em processo de troca, ou seja, paradas.

Algo que me encantou também foi o fato de uma (01) tampinha de garrafa PET ter virado, o processo é parado, o operador ajusta a tampinha e o processo volta a trabalhar. São envasadas em torno de 14.400 garrafas por hora!

Esta não foi a minha primeira visita, também fui na Fábrica da felicidade no RJ, e foi linda, conto toda a história aqui!

O Iberê fez um vídeo bem legal sobre a visita dele à Fábrica da felicidade, vale assistir:

Mais fotos sobre a visita AQUI!

Eu na Fábrica da Coca-Cola em Maceió!

Eu na Fábrica da Coca-Cola em Maceió!