4 destinos nacionais para praticar turismo sustentável no pós-pandemia

O Brasil é dono de uma beleza natural incomparável e muitos destinos já praticam o turismo sustentável. Conheça alguns deles!

O turismo é uma prática que gera benefícios, não só para quem viaja, mas também para os locais visitados, já que desenvolve a economia, gera empregos, proporciona o conhecimento das diferentes culturas, etc.

O turismo sustentável veio também para promover o turismo, de forma responsável, respeitando o meio ambiente, além de contribuir para a economia local, protegendo tradições culturais e mantendo os pequenos negócios ativos nos destinos visitados.

O Brasil já conta com diversas iniciativas de turismo sustentável espalhada pelo território nacional. Mas esta prática deve se multiplicar ainda mais, embora ainda faltem políticas públicas para incentivar mais ainda este tipo de turismo no país.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Práticas sustentáveis para adotar em todas as viagens

O turismo sustentável tem como intenção minimizar os impactos negativos socioculturais ou ambientais naquele destino, além de buscar desenvolver a economia para as comunidades locais. 

Existem, então, práticas que podemos adotar em todas as viagens, para termos uma atitude mais sustentável no turismo.

  • Respeitar o meio ambiente: entre as atitudes de preservação, podemos destinar corretamente o lixo, não alimentando animais silvestres, não danificando a flora etc.;
  • Respeitar a cultura local: Respeite as normas de visitação das atrações, além da conduta em relação aos costumes e tradições daquele local, além da aceitação das diferenças;
  • Prefira negócios ou marcas locais: para incentivar a economia local, principalmente as empresas que têm conduta sustentável ou ambientalmente responsável.

Melhores destinos nacionais para o turismo sustentável

Muitos destinos nacionais estão focando na preservação natural, mesmo em locais abertos a visitantes. Além de curtir a natureza, os turistas podem desfrutar de muitas atividades.

E algumas cidades com essa prática também disponibilizam de hospedagens sustentáveis, reforçando assim, sua contribuição com o meio ambiente. 

Confira uma lista de localidades que têm iniciativa de proteger e preservar a natureza, contribuindo assim, com a comunidade local e seus futuros moradores.

  1. Bonito, MS

É considerado um dos melhores destinos para a prática de turismo sustentável no mundo. Além das diversas hospedagens que são sustentáveis, Bonito é um destino para o ecoturismo, de forma sustentável.

As atrações envolvendo a natureza e lazer tem seu acesso por meio de um voucher digital, que controla o limite de pessoas nos passeios, evitando impactos negativos na natureza.

As atrações imperdíveis em Bonito incluem a Gruta do Lago Azul, com água cristalina e formações rochosas. Além disso, a cidade oferece atrações como arvorismo, mergulho e flutuação, escalada e trilhas.

  1. Fernando de Noronha, PE

O arquipélago de Fernando de Noronha é o sonho de muitos turistas, chamando atenção pelas paisagens naturais paradisíacas, praias exuberantes e uma impressionante biodiversidade.

Fernando de Noronha também é um destino sustentável, na maior parte das hospedagens, iniciativas são colocadas em prática para diminuir o impacto negativo. A ilha fornece bicicletas elétricas aos visitantes, para que conheçam todo o território sem emitir gás carbônico. 

Mas, a ilha também conta com controle de visitantes, para evitar que o local fique muito cheio, impactando a natureza, a flora e a fauna. Não é à toa que o destino foi declarado Patrimônio Natural Mundial, pela Unesco.

Fonte: Pixabay
  1. Gramado, RS

Para os amantes do inverno, Gramado é uma ótima opção de destino para o turismo sustentável. Os passeios são mais destinados a casais e famílias, tendo destaque para as iniciativas sustentáveis de hotéis e agências de viagens. As hospedagens têm iniciativas de redução de lixo, reciclagem e a conscientização da comunidade local para os benefícios da sustentabilidade.

A cidade conta com parques, vinícolas, restaurantes, e cobra a taxa de R$ 2,00 por visitante, pagas nos hotéis, que são revertidas em iniciativas para preservação da flora e fauna local. 

As agências de viagens oferecem passeios e atividades em roteiros ecológicos, conhecendo a cultura local, visitando famílias e fazendas da região, bem como também incentivando o comércio local.

  1. Reserva Mamirauá, AM

Localizada no coração da Floresta Amazônica, próximo ao Rio Solimões, a reserva abrange quatro municípios. Uma das opções de hospedagens é uma pousada flutuante, com atividades de ecoturismo como passeios de canoa e visitas às comunidades da região.

As iniciativas de turismo ecológico na região já ganharam diversos prêmios, inclusive internacionais, por conta da responsabilidade ecológica. 

Então, pronto para desbravar a natureza belíssima, sem colocá-la em risco? É importante também cuidar de você e quem viaja junto. Para isso, considere contar com o seguro de viagem de uma das melhores seguradoras.

Assim, você viaja seguro e tranquilo, se diverte, descansa e não prejudica a natureza!

Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br. 

Nota da edição: Lembrando que todos os protocolos de “COVID-19” devem ser respeitados.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.