Iniciativas que fazem a diferença: como catálogos online diminuem o impacto ambiental

Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Com os folhetos de ofertas online você consegue encontrar boas oportunidades de desconto, além de colaborar com um meio ambiente mais sustentável. 

Você já entrou em uma rede de lojas ou de supermercados e se perguntou sobre o impacto ambiental causado pelas centenas de folhetos que são impressos semanalmente? Embora essa forma de publicidade esteja presente em nossa vida há vários anos, uma mudança de comportamento é sempre bem-vinda, e o catálogo online é uma ótima solução. Vem entender como essa iniciativa faz diferença para todos nós!

Catálogos de desconto

Muito se fala sobre a importância de buscar preços melhores em lojas e mercados antes de fazer sua compra, especialmente porque esses pequenos descontos podem ajudar o consumidor a atingir objetivos maiores. E é aí que entram os catálogos de ofertas: para chamar a atenção dos compradores, as empresas produzem milhares de folhetos semanalmente. 

Ainda que seja interessante para a pesquisa do consumidor, o impacto causado nessas impressões é imenso. Basta considerar que uma árvore grande é capaz de produzir 80 mil folhas de papel A4, e ainda que esse pareça ser um número considerável, para uma tiragem semanal de folhetos de compras é necessário muito mais. 

Então, a solução seria acabar totalmente com os catálogos de desconto? Sim – e não. Na verdade, a ideia de sites como o Portafolhetos é muito mais inteligente: trazer os catálogos para uma versão online. Afinal, cada vez mais temos acesso à internet, seja pelo celular ou pelo computador, fazendo com que seja possível facilmente visualizar as ofertas de várias lojas a qualquer momento do dia.

Benefício ao consumidor

O hábito de passar em lojas, mercados e farmácias e levar para casa um catálogo de ofertas é frequente entre os brasileiros. Mas depois que você confere as promoções, o que você faz com o folheto? Ainda que você responda que recicla seu lixo, isso não se aplica para a maioria das pessoas do nosso país. Na verdade, nós ainda estamos longe de um bom nível de reaproveitamento – reciclamos somente 1% de todo o lixo plástico que produzimos, sem contar os outros materiais que poderiam ser reciclados.

Com a proposta de levar o folheto para a tela do computador ou celular, o consumidor vai precisar apenas adaptar seu costume de buscar pelas melhores ofertas. Como benefício, imagine quanto tempo (e dinheiro) você vai poupar se ao invés de sair de casa somente para pegar um panfleto, você acessá-lo pela internet e ficar por dentro de tudo! 

Além disso, o impacto ambiental é reduzido. A impressão de menos panfletos é o primeiro aspecto que podemos perceber, mas o fato de não gastar combustível para ir até um mercado e pegar o panfleto, ou mesmo não gerar esse tipo de lixo, são pontos positivos em deixar a versão impressa de lado.

Mas como funciona na prática?

O Portafolhetos online é uma das plataformas da internet que oferecem as versões digitalizadas dos catálogos de compra. Funciona como um portal, apresentando os últimos folhetos das mais diversas empresas, incluindo seu prazo de duração, para que você não tenha o risco de encontrar uma boa oferta fora de validade. 

No site, você pode optar por selecionar uma marca específica para visualizar os panfletos ou um segmento de compra, seja eletrônicos, casa e jardim, beleza, entre outros. Ou seja, a praticidade de encontrar tudo o que você procura é real por aqui.Essa é uma prova de que a tecnologia pode (e deve) ser utilizada à favor do meio ambiente. Enquanto o consumidor economiza seu tempo de pesquisa ao visualizar os folhetos de compras online, o meio ambiente ganha com menor produção de papel, menos gases em sua atmosfera e menos geração de lixo. Uma simples iniciativa que faz toda a diferença para a humanidade!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.