Desenvolvimento econômico x preservação ambiental

Fonte: Sustainabilityminded

Primeiro impacto quando falamos sobre um assunto como desenvolvimento econômico e preservação ambiental é ser impossível de caminhar junto, ainda mais nessa fase política que vivenciamos onde o governo visa rever as lei de preservação já existentes, o que vem causando muito desconforto.

Segundo o economista Peter May em seu livro Economia do Meio Ambiente: Teoria e prática,a economia sempre guiou a humanidade com modelos de desenvolvimento às custas de recursos naturais, o que no período do feudalismo, não causou muito impacto, por exemplo, por se tratar de pequenos espaços ou como o autor traz, espaços vazios, porém, hoje sobre a terra já somos mais de 7 Bilhões de pessoas.

Por Larissa G.

Para entender algumas contrapartidas, levando em consideração os últimos anos, segue um infográfico onde analisaremos de forma mais clara, ponderações importantes sobre nosso planeta.

O professor Aloísio Ely publicou a seguinte frase em seu livro “O problema central da economia é buscar alternativas eficientes para alocar os recursos escassos da sociedade. O meio ambiente é um recurso escasso como qualquer outro…”, considerando que essa frase foi dita a três décadas atrás demonstrando a preocupação com o consumo demasiado, nos questionando a necessidade urgente de mudança.

Dessa forma, as conclusões que podemos tirar é que sim, produzimos mais do que necessitamos, isso é uma realidade e precisamos repensar nossas formas de consumo. Por isso, iniciarei aqui na #Economia uma série de posts tratando sobre modelos econômicos, desenvolvimento e dicas de economia sustentável desenvolvidos na prática para que possamos repensar a forma de agir pelo nosso planeta.

Pensando de maneira global e atuando localmente, o impacto de uma pequena ação reflete no todo.

Referências: Ely, Aloísio. Economia do meio ambiente: uma apreciação introdutória interdisciplinar da poluição, ecologia e qualidade ambiental. 3.ed. rev. ampl. Porto Alegre, Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988.
May, Peter H. Economia do meio ambiente : teoria e prática / Peter H. May. - 3a ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2018.

Larissa Giotti

Engenheira de produção, intraempreendedora, com mais de quatro anos de experiência na controladoria de uma empresa do agro. Curiosa por natureza, de exatas e me aventurando ao escrever para o VV, mas um desafio que estou me divertindo muito para fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.