Coopercam instala Usina de Energia Solar Fotovoltaica em sua sede

Usina irá reduzir gastos com energia. Divulgação/Coopercam

A Coopercam acaba de finalizar a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica na sua sede em Campos Gerais, que irá ajudar a Cooperativa a economizar mais de R$ 240 mil por ano. “Esse é um novo passo que estamos dando para reduzir os gastos na Cooperativa. Além disso, estamos aproveitando uma fonte natural para a geração de energia limpa e, assim, contribuindo para o meio ambiente”, explica José Afonso Gomes, diretor administrativo da Coopercam.

Em um espaço de 4 mil/m², a Usina Fotovoltaica tem 192kWp de potência e 480 módulos fotovoltaicos. Essa estrutura irá gerar, em média, 23 mil kW de energia por mês. O diretor também explica que as vantagens advindas com a Usina Solar foram decisivas para a Cooperativa optar por esse investimento. “São inúmeros os benefícios desse sistema. E para chancelar esse projeto, fizemos todos os estudos necessários. E a conclusão a que chegamos é que vale muito a pena a Coopercam ter esse sistema em suas dependências, principalmente para a redução dos custos”. 

Créditos de Energia – O Sistema de Compensação de Energia Elétrica está definido na Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis e cogeração qualificada ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da Cemig.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Mas, quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia (excedente) poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. “Essa é uma das maiores vantagens da Usina Fotovoltaica, pois toda a energia gerada irá reverter em vantagens para a própria Coopercam”, explica o diretor administrativo.

Divulgação/Coopercam

Vantagens da energia solar – A maioria das vantagens da energia solar está relacionada com os seus benefícios ambientais. As principais são as seguintes:

–  Renovável: a energia provinda dos raios do sol pode ser considerada inesgotável. E as tecnologias permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.

– Gratuita: como é um recurso oferecido pela natureza, não há custos. E, com a correta localização da usina solar, pode-se ter o máximo de aproveitamento.

– Ocupa pouco espaço: a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.

– Não poluentes: ao contrário de outras fontes de energia, como as termoelétricas, as usinas solares não emitem poluentes na atmosfera.

– Baixa manutenção: as placas utilizadas na produção de energia são resistentes e oferecem baixos custos de manutenção.

– Acessível em lugares remotos:  por não exigir grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares conseguem beneficiar comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Projeto – A Usina Solar da Coopercam foi projetada e construída pela empresa Eletrovan Engenharia, fundada em 2016, e especializada em sistemas solares fotovoltaicos. Atua nos estados de Minas Gerais e Goiânia, e apresenta soluções que levam maior rentabilidade aos clientes. Realiza projetos para residências, indústrias/empresas e área rural.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.