Projeto é apresentado para que Departamento Contra as Secas atue no Tocantins

Uma realidade triste que se repete todos os anos. O fim do período chuvoso, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar dão início a um intenso período de estiagem vivido por milhares de tocantinenses, principalmente na Região Sudeste. Com o intuito de buscar soluções efetivas o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2505/20 para incluir o Tocantins na área de atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o órgão que atende o Nordeste e Minas Gerais, desenvolve ações que minimizam os efeitos da escassez como implantação de reservatórios, construção de barragens e poços, adutoras, perímetros irrigados e sistemas simplificados de abastecimento.

Vicentinho Júnior destacou que o período da seca atinge principalmente os pequenos municípios, em que os gestores possuem recursos limitados para combater as estiagens. “As famílias que moram na zona rural e vivem exclusivamente da agricultura para a subsistência são as mais afetadas. Com a inserção do Tocantins na área de atuação do Dnocs teremos respaldo do Governo Federal para enfrentarmos as dificuldades durante o período da estiagem”.  

O parlamentar salientou que os desafios enfrentados pelo Estado foram reconhecidos pelo Governo Federal, que em 2019 inseriu o Tocantins no programa Monitor das Secas, projeto que identifica as áreas mais críticas de estiagem e fornece um diagnóstico sobre a real situação. “O monitoramento é fundamental, mas precisamos agir, trabalhar de modo que solucionemos de forma efetiva os problemas de abastecimento de água no Tocantins e o Dnocs dará este suporte prático”, concluiu.

Por Thaís Souza

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.