Energia solar: o que é e quais os seus benefícios?

A energia solar é uma das energias que mais passam despercebidas, quando o assunto é utilização nas empresas.

Isso, pois poucas pessoas e empresas realmente utilizam ela para realizar as suas atividades profissionais.

Além disso, procurando saber qual é o número de pessoas que aderem a esse tipo de energia renovável, a empresa Greenpeace realizou uma pesquisa. Nela, foi confirmado que a maioria das pessoas brasileiras mostram interesse em aderir ao uso da energia solar.

No entanto, apenas a minoria realmente opta pela energia solar. Isso significa que, de 70% milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil, apenas 10 mil utilizam a energia solar como fonte de energia para realizar suas atividades.

Isso significa que, além da energia solar ser pouco utilizada, as outras fontes de energia não renováveis são as energias que mais empresas optam para trabalhar, por ter um baixo custo.

Especialmente as empresas do ramo industrial precisam destas energias para conseguir fabricar uma alta carga de produtos, como o oxigênio medicinal, matérias-primas, entre outros.

Essa energia, por sua vez, acaba provocando uma série de desastres no meio ambiente, como mudanças climáticas, aumento do efeito estufa, entre outros.

E pensando nisso, nós elaboramos esse post para te mostrar quais os benefícios da energia solar e por que você deve optar por ela! Se você quer saber sobre isso, não deixe de nos acompanhar nesse post! Vamos nessa?

O que é a energia solar

De uma forma básica, a energia solar é um tipo de energia obtida por meio do sol e, devido a isso, é um tipo de energia infinita duração, ou seja, uma energia renovável.

Além disso, a maior vantagem da energia solar diz respeito a sua alta sustentabilidade. E por isso, muitas empresas já começaram a optar pelo uso dessa energia, como no caso da produção de grama sintética decorativa, por exemplo.

O Brasil em especial é um grande país em potencial para gerar eletricidade por meio do sol. Isso, pois o país é um ambiente totalmente tropical, e muitas empresas podem gerar eletricidade com facilidade e sem muitos impedimentos climáticos.

Até porque a energia solar não significa extrair a energia diretamente do calor. No caso dos painéis solares, eles são equipamentos para captar energia solar em forma de raios violetas. Ou seja, até mesmo em dias nublados, a energia solar ainda pode funcionar!

É claro que a energia também é mais variável e é mais fácil captá-la em dias mais ensolarados. No entanto, ela nunca acaba e, por isso, ela é totalmente renovável e sustentável!

Quais as vantagens da energia solar?

Agora que já entendemos sobre a energia solar, vamos ver agora quais as suas maiores vantagens e benefícios, por essa razão, continue nos acompanhando!

Redução da poluição

O primeiro benefício da energia solar é um dos mais essenciais para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente: é a redução de toda poluição!

Ainda que exista muita poluição no planeta causado pelas empresas, devido aos resíduos e lixos industriais, com a energia solar, é possível ter uma diminuição considerável na poluição atmosférica, por exemplo.

Ou seja, é possível ter uma ótima preservação da natureza trocando as fontes de energia pela fonte de energia solar, pois ela é uma energia limpa.

Outras fontes de energia, como a termelétrica a carvão, por exemplo, utilizam o carvão como sua principal fonte de energia, o que acaba com as fontes minerais do solo e ainda causa mais poluição da atmosfera.

Diminuição das contas de luz

É claro que também devemos enfatizar que a energia solar pode fazer com que qualquer estabelecimento ou casa seja totalmente isenta de conta de luz!

Isso significa que você não precisa ficar controlando suas despesas com luz, e ainda poderá fazer usar a energia a vontade e sem impedimentos.

Não ter que esperar um boleto de luz chegar em sua residência é o sonho de todo mundo, não é mesmo?

É claro, para que você consiga adquirir e usar esse tipo de energia, é necessário ter algum tipo de gerador de energia solar instalado em seu imóvel, como:

  • Cabeamentos;
  • Painéis solares;
  • Inversor solar;
  • Sistema de fixação das placas solares;
  • Conectores;
  • Dentre outros mecanismos elétricos personalizados.

Além disso, se você possui uma empresa que produz pigmentos para plásticos, por exemplo, pense que todos os gastos que você iria pagar com a geração de outras fontes de energia, além da conta de luz, podem ser revertidos e direcionados para outros investimentos e estratégias que trarão mais lucro e retorno para o negócio!

Valorização do estabelecimento

Consequentemente, com sua empresa, casa ou apartamento optando pela energia solar, é claro que o imóvel será mais valorizado.

Nesse caso, se você pretende conservar o meio ambiente e vender futuramente sua casa ou empresa, saiba que, com a energia solar, é possível ter um bom acréscimo na valorização do seu imóvel.

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, financiado e patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, comprovou que a maioria dos imóveis que possuíam um sistema de energia solar, valorizavam entre 3% a 6%.

Aqui no Brasil, esse índice pode ser aproximado e até mesmo superior! Afinal, a sustentabilidade está se tornando um assunto cada vez mais importante e cada vez mais pessoas decidiram optar por sua utilização.

Energia constante

Nem precisamos falar que a energia solar gera uma energia constante para que você possa realizar suas atividades sem problemas, não é mesmo?

Então se você gosta de assistir televisão para dormir, ou trabalhar com uma alta quantidade de energia, a energia solar vai garantir que seus custos de lazer e trabalho sem reduzir e até mesmo isentos!

Por fim, a popularização da energia solar é mais recente do que parece, no entanto, ainda esperamos que ela possa evoluir cada vez mais e atingir novos patamares.

Agora que você já sabe tudo sobre a energia solar, o que acha de aderir a essa fonte de energia renovável e sustentável em sua casa, apartamento ou empresa?

Fonte: Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.