Tutores devem se atentar à quantidade ideal de ração para cães

Alimento deve ser oferecido de acordo com peso, raça e nível de atividade física

Photo by Lum3n.com from Pexels

Cães devem ter uma alimentação saudável e para isso, os tutores não precisam simplesmente comprar ração e deixar à vontade nos comedouros, é preciso se atentar à quantidade ideal de alimento para que o pet possa receber todos os ingredientes nutricionais necessários. Deixar ração para que os cães comam sempre que sentirem necessidade é uma atitude errônea.

            A médica veterinária e coordenadora de Comunicação Científica das rações Nero e Líder (Total Alimentos-Paulínia/SP), Bárbara Benitez, alerta que quando tem comida à disposição, os cachorros tendem a comer mais, o que pode deixá-los obesos. “A obesidade em cães é algo grave, que pode acarretar diversas doenças, então mantê-lo sempre em seu peso ideal é muito importante. Por isso, a quantidade ideal de ração que o tutor deve oferecer para seu cãozinho dependerá do seu peso, raça e nível de atividade física.”, explica.

O tutor deve entender que existe uma ração específica para cada fase da vida do cão, mas o mais recomendável é que visite um veterinário para que ele indique, com precisão, a quantidade que o cão deve comer. Benitez ressalta que conhecer as etapas e ritmo de crescimento do cachorro é fundamental para não errar na hora de escolher a melhor ração e a quantidade certa.

“O animal tem uma necessidade nutricional específica, por isso, não é indicado que os cães filhotes consumam a ração para adultos. Os filhotes devem receber uma ração com maior quantidade de proteínas e vitaminas exigidas pela fase. Também é importante acompanhar o peso do cachorro para determinar a quantidade de ração.”, ressalta a médica veterinária.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.