Estudo de impacto ambiental confirma que embalagem cartonada leva vantagem sobre garrafas de vidro reutilizáveis

Imagem: SIG

Uma detalhada avaliação de ciclo de vida ambiental (LCA) confirmou que as embalagens cartonadas de uso único levam vantagem em relação às garrafas de vidro reutilizáveis – e superam as garrafas PET de uso único – nos segmentos de leite fresco, sucos e leite UHT.

Os resultados do estudo de LCA, que foi criteriosamente revisado, estão baseados em uma análise aprofundada do mercado alemão de embalagens para bebidas, que foi analisada também por peritos e teve a supervisão da Agência Federal do Meio Ambiente da Alemanha (UBA).

As conclusões são globalmente relevantes e confirmam as constatações de outras LCAs, de que as embalagens cartonadas oferecem vantagens ambientais a formas alternativas de embalagens para produtos lácteos líquidos e sucos.

Rolf Stangl, Chief Executive Officer da SIG, comentou: “A mais recente LCA confirma mais uma vez que as embalagens cartonadas para bebidas são a escolha ambiental preferida para embalagens de leite e sucos. A alta proporção de conteúdo renovável nos cartões de uso único os coloca em pé de igualdade até mesmo com as garrafas de vidro que podem ser reutilizadas muitas vezes. Esses resultados são baseados nas embalagens cartonadas padrão que são cerca de 75% renováveis e a SIG já oferece aos clientes produtos inovadores que estão 100% atrelados a conteúdos renováveis”.

Avaliações rigorosas para tomadas de decisões bem fundamentadas

A SIG faz parte da German Beverage Carton Association FKN, que encomendou o estudo de LCA para dar suporte a decisões bem fundamentadas sobre embalagens por fabricantes de alimentos, consumidores e formuladores de políticas, com base em uma comparação científica sólida de impacto ambiental.

A LCA foi conduzida pelo Institute for Energy and Enviromental Research (IFEU), de acordo com os padrões internacionalmente reconhecidos ISO 14040/44. É o primeiro estudo a atender as novas exigências estipuladas pela Agência Federal de Meio Ambiente da Alemanha (UBA) para avaliações de ciclo de vida de embalagens para bebidas na Alemanha.

Benedikt Kauertz, Diretor Científico do IFEU, disse: “O IFEU apoiou a UBA no desenvolvimento de seus requisitos mínimos para LCAs de embalagens para bebidas. O estudo encomendado pela FKN é o primeiro a implementar esses requisitos e adotar uma abordagem tão sólida. Os resultados mostram que as embalagens cartonadas para leite e sucos levam vantagem em relação às garrafas PET de uso único. Para o leite, as embalagens cartonadas são ainda melhores que o sistema de referência, as garrafas de vidro reutilizáveis, e para os sucos elas se encontram em pé de igualdade com o sistema referencial. Para o leite UHT, onde não há disponível uma opção de embalagem reutilizável, os cartões saíram-se melhores que a garrafa PET de uso único”.

Vantagens ambientais dos cartões são confirmadas

As opções de embalagens reutilizáveis, como as garrafas de vidro que são devolvidas aos fabricantes de alimentos ou bebidas para serem usadas novamente, são frequentemente tidas como a melhor opção para o meio ambiente. É por isso que as opções reutilizáveis, onde disponíveis para um determinado mercado, são usadas como sistema de referência para comparação.

Com base numa análise profunda de todos os três segmentos de mercado – leite fresco, sucos e leite UHT -, a embalagem cartonada sai-se pelo menos tão bem quanto as garrafas de vidro reutilizáveis, ou mesmo melhor, como é o caso do leite fresco. O estudo mais recente também confirma que as embalagens cartonadas para bebidas e as garrafas de vidro reutilizáveis superam as garrafas PET nos casos do leite fresco, sucos e leite UHT. Onde não há um sistema de embalagens reutilizáveis instalado, as embalagens cartonadas são claramente vantajosas.

Os cartões têm um desempenho significativamente melhor do que as alternativas no que diz respeito às mudanças climáticas – a categoria de maior prioridade ecológica para a UBA. Os resultados de impacto climático para os cartões são 78% menores que o das garrafas de vidro reutilizáveis para leite fresco, 37% menor que o das garrafas de vidro para sucos de frutas e 71% menor que o das garrafas PET para leite UHT (para o qual não há opções de embalagens reutilizáveis disponíveis).

A proporção elevada de matérias-primas renováveis usadas na fabricação das embalagens cartonadas – 75% em média – contribui para o seu melhor desempenho ambiental, juntamente com o design altamente eficiente que reduz os impactos do transporte e distribuição. Os resultados favoráveis são amparados pelo compromisso do setor de obter suas matérias-primas de florestas de manejo responsável.

LCAs apoiam a inovação responsável de produtos

A LCA é fundamental para a estratégia da SIG de produzir de maneira responsável e transmite a atenção que a companhia dá à inovação de produtos.

Esse novo estudo confirma a contribuição importante dos materiais renováveis para o excelente desempenho ambiental das embalagens cartonadas e a SIG está trabalhando para aumentar a proporção de conteúdo renovável em suas embalagens.  A embalagem EcoPlus é 82% renovável e a SIGNATURE PACK 100 é a única embalagem cartonada asséptica 100% atrelada a matérias-primas à base de plantas, usando um inovador sistema de balanço de massa.

Essas inovações fazem parte da estratégia Way Beyond Good da SIG, de devolver à sociedade e ao meio ambiente mais do que tira deles.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.