PlantBottle – A embalagem ecológica da Coca-Cola

Cocacola_PlantBottle

Seu nome é PlantBottle, é um novo tipo de embalagem que substitui parte do petróleo utilizado na produção por etanol da cana-de-açúcar. A ideia é diminuir em até 25% as emissões de CO². A novidade também diminui a dependência de recursos não-renováveis.

[…] por ter origem parcialmente vegetal – 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis […]

Garrafa_PlantBottle

Mas o produto não será disponibilizado inicialmente em todo o país, apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre e apenas as embalagens de 500ml e 600 ml, espera-se que ainda neste ano consigam uma redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo, eu diria até que é uma quantidade considerável.

[…] sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado […]

Hoje no twitter postei a notícia “China é o país que mais investiu em energia verde em 2009” e o @lrmrodrigo indagou que o Brasil deveria investir mais em energia eólica e eu complementei a solar, acredito bem nisto, são reduções ou pelo menos compensações, mínimas.

É bom lembrar que a Coca-Cola retornou ao uso de garrafas de vidro, que ajudam a deixar de utilizar várias outras garrafas de plástico, minimizando assim os impactos ambientais gerados, além de que dizem que a de vidro tem um melhor sabor, eu nunca percebi! 🙁

E para quem fica só criticando, eu gosto muito de apresentar os projetos de compensação ambiental das empresas, afinal de uma forma ou de outra pode ser usada por outras empresas  e assim iniciar-se um ciclo ecológico legal. Eu resolvi copiar descaradamente esta parte no blog da Revista Pack:

“Essa é mais uma importante iniciativa de sustentabilidade que a Coca-Cola Brasil abraça. O índice de uso de água é dos melhores do mundo na indústria de bebidas e reduzimos em até 26% o peso de nossas embalagens nos últimos anos. Na área da reciclagem, temos o programa ‘Reciclou, Ganhou’ desde 1996 e, com ele, colaboramos para que o Brasil seja um dos maiores recicladores de embalagens do mundo. Hoje, apoiamos mais de 130 cooperativas de catadores, que geram renda e resgatam a dignidade de milhares de pessoas”, completou Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Fonte: Fayer Wayer / Dica: @tortoyo

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

16 comentários em “PlantBottle – A embalagem ecológica da Coca-Cola

  • 31 de março de 2010 em 8:22
    Permalink

    É.. eu também gostei desta embalage, olha que eu nem gosto de coca-cola, mas pela embalagem até rola de comprar uma… isto quando chegar aqui no Tocantins, claro rs

    😀

    Pois é Monique, esta é uma nova coluna que eu estou integrando no blog, algumas outras colunas também estão sendo integradas, mas em breve (semana que vem, quando eu chegar de viagem) serão lançadas! 🙂

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:Marinês Bueno

  • Pingback:Cris EduWeb Twitting

  • 31 de março de 2010 em 12:13
    Permalink

    Muito boa a exposição que você dá às empresas que estão gerando algum tipo de mudança para diminuição do impacto ambiental advindo do necessário processo industrial e de consumo de massa.

    Na utilização de embalagens retornáveis, há que se observar o que as empresas fazem em relação ao impacto gerado pela lavagem dos vasilhames.

    No texto extraido do blog da revista Pack, diz que a Coca Cola tem um dos melhores índices de uso da água, e dá lição de que há que se observar todo o impacto gerado por uma decisão visando sustentabilidade.

    A coberta anda curta…! 🙂

    Belo post.

  • Pingback:[Social] PlantBottle – A embalagem ecológica da Coca-Cola « TC Móveis

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 31 de março de 2010 em 14:43
    Permalink

    que legal! acho que vou ver umas por aih, sou de curitiba mas moro no rj hehe

  • Pingback:Tâmara Corrêa

  • Pingback:blogdorancho

  • Pingback:Tatiana

  • Pingback:Murilo Moreno

  • 1 de abril de 2010 em 23:34
    Permalink

    Acompanho o blog a um tempinho… sempre me reintero de algumas notícias por aqui… BACANA !!!

    Essa atitude ca Coca-Cola deve ser copiada descaradamente pelas outras empresas do ramo, e até mesmo outras tantas que se enquadram nesse material… Incentivo e ATITUDE é tudo nesse momento já considerado crítico pelos estudiosos sobre meio ambiente e sustentabilidade.

    PARABÉNS A COCA-COLA !!!

  • Pingback:Clara Formanowicz

  • Pingback:KMBrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.