5 toalhas aqui e 1 árvore alí

topoplantfortheplanet

A empresa Accor Hospitality ou unidade de negócios hoteleiros presente na América Latina desde 1977, apresenta uma parceria com a ONG Nordesta que tem tudo para ser um sucesso, a intenção é boa, a empresa e sua rede de hotéis e seus clientes se reuniram para colaborar com o reflorestamento das margens (mata ciliar) da nascente do rio São Francisco, que anda em meio a tantas discussões em relação a sua transposição.

imagem_plantfortheplanet

O fato é que, o Projeto “Plant for the Planet” ou “Plante para o planeta” é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo. A Accor se responsabilizou por plantar 3 milhões destas em regiões florestais do mundo e uma delas é o Brasil, preocupada em combater o aquecimento global, restaurar os ecossistemas e contribuir com as comunidades onde atua.


O projeto conta com a participação efetiva dos hóspedes, pois estes vão ser motivados a reutilizarem suas toalhas de banho por mais de uma noite. Com o slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores”, comunicados nos banheiros dos apartamentos indicam que a cada 5 toalhas reutilizadas uma nova árvore é plantada. O projeto será auditado por 4 anos, a ONG Nordesta tem o  objetivo de rearborizar 30 km ao longo das margens do rio São Francisco e desenvolver a apicultura* (uma caixa de abelhas a cada 3 mil mudas plantadas) pois as abelhas são responsáveis em grande parte da polinização das matas e ainda formar a população local para a gestão sustentável da madeira, o que eu acho importantíssimo.

A expectativa é de que, a criação de abelhas, a médio e a longo prazo, possa se tornar uma alternativa de explração dos recursos naturais com produção e comercialização de mel sem muitos danos aos meio e ainda contribuindo com a conservação do meio ambiente.

O plantio já foi iniciado, estima-se que até o fim do ano 90.000 (noventa mil) mudas já estejam plantadas.

___________________________________________

O “Plant for the planet” também faz parte do programa mundial da Accor conhecido como Earth Guest (2006). com 8 diretrizes principais voltadas à sociedade e ao meio ambiente. Os projetos voltados a sociedade ganham o nome de EGO e ao meio ambiente de ECO que abordam a conservação da energia, água reciclagem de lixo e biodiversidade.

Mais informações sobre o projeto? Plant for the planet.

Quer conhecer a rede? Accor Hospitality.

Este material eu recebi em casa, a Accor entrou em contato comigo e me enviou o material. Você que trabalha em alguma agência e tem algum projeto que se compare ao Vivo Verde, entre em contato também, eu agradeço desde já.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

4 comentários em “5 toalhas aqui e 1 árvore alí

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • 17 de novembro de 2009 em 1:59
    Permalink

    oi Daiane , tudo bem . Mãos na conciencia….saudade do blog mais lindo e com conteude que já vi , beijos

  • 17 de novembro de 2009 em 5:55
    Permalink

    Eu gostei muito desta matéria que memandaram, espero que muitas ainda venham para mim =]

    E a ideia é fantástica, é um costume que muitos já fazem em casa a muito tempo… igualo até com o #xixinobanho ^^

  • Pingback:Mayara Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.