Tablet: ambientalmente falando, a melhor compra!
Considerando a “era digital” em que nos encontramos, falar na compra de um tablet é normal, e um tanto quanto essencial dependendo das atividades que você exerça.
A verdade é que, no dia 28 de janeiro (coincidentemente meu aniversário) eu resolvi me dar de presente um tablet (Galaxy tab s), a priori não era uma necessidade, mas como minha mãe tem um e eu vi que de certa forma é melhor ele no colo que um notebook, resolvi comprar. No início já foi de cara sensacional, pois eu podia deixar meu celular descansar e usá-lo em qualquer lugar da casa com muita comodidade, além de escrever post como este no Blog. OooooK! Mas Daiane, cadê a sustentabilidade nisto? Foi quando comecei a ler livros em e-Book!
Tenho muitos livros em papel aqui em casa (aproximadamente quarenta), e sempre gostei de ler desta forma, até experimentar ler em e-Book e ver que a satisfação de ler é a mesma. Sobre a ótica sustentável, muito já foi discutido sobre isto, pois, livros em papel geram cortes de árvores, utilização de água na fabricação e pode ser um bem perecível, dependendo do cuidado que se tem. Já os e-books, utiliza-se de energia elétrica para carregar o equipamento, o que provoca desmatamento proveniente da cheia dos reservatórios de usinas hidroelétricas, comprometimento a fauna e a flora neste processo, desocupação de ribeirinhos, provocando impactos sócioambientais, entre outros.
Mas tudo pode ser equilibrado quando se fala em sustentabilidade, pois, quanto ao corte de árvores para a celulose, hoje este processo é feito de forma rigorosa quanto ao reflorestamento e utilização de madeira registrada, com manejo adequado e até mesmo aproveitamento da venda de créditos de carbono. A utilização da água industrial no processo de transformação em papel, existe tratamento de águas residuais, que dependendo do bom acompanhamento e processo, podem voltar ao leito do rio até melhores em condições físico-químicas. Quanto aos e-books e a utilização de energia, as hidroelétricas na sua formação, são feitos estudos sócioambientais, arqueológicos e de fauna e flora. Antes mesmo de iniciar as atividades, são feitas as análises arqueológicas para conhecer e coletar materiais da região, além de consultas públicas, alocação e manejo de animais e plantas, antes da cheia.
Se você for analisar, o impacto ambiental ele está impregnado em toda ação e atividade. Cuidar para que os processos ambientais sejam garantidos e utilizados, vai muito além do consumidor, mas que é um exercício fundamental para ser realizado quando se analisa a utilização de livros de papel vs livros digitais, isto se torna inevitável.
Considerando tudo isto, afirmo que a compra do tablet foi uma boa idéia, claro que você tem que ver se irá se adequar e acostumar, depois disto analisado, o conforto de você fazer uma compra de qualquer livro (muito difícil você não encontrar algum de sua preferência) em casa e poder ler imediatamente, é sensacional! Mas nem tudo são flores, pois os livros de papel, você pode fazer troca e dependendo de onde é comparado o ebook, esta opção infelizmente não existe. Porém, nada te impede de baixar um ebook em PDF e ser feliz!
E vc? Qual a sua forma preferida de leitura?
PS.: Depois de lida esta matéria, nada impede de me presentear com bons livros em papel! hehehe
Primeira visita no blog e este post pra mim por si só já justificou sua QUALIDADE. Parabéns aos administradores, escritores e toda a galera do blog que trabalha para produzir conteúdo excelente como este!
Uso, principalmente o Kindle… Mas utilizo o celular e o computador tbm… como falei no twitter, mudou minha forma de ler… leio bem mais do que antes… levo minha biblioteca pra todos os locais que vou… show de bola…
Post muito interessante, realmente este tipo de conteúdo que precisamos no nosso dia á dia, eu prefiro o tablet do que o celular, e realmente prefiro ler em tablets do que em livro físico!
Tablet é uma boa pedida mesmo com certeza!