Tablet: ambientalmente falando, a melhor compra!

Considerando a “era digital” em que nos encontramos, falar na compra de um tablet é  normal, e um tanto quanto essencial dependendo das atividades que você  exerça.

e-books1-1024x772

A verdade é que, no dia 28 de janeiro (coincidentemente meu aniversário) eu resolvi me dar de presente um tablet (Galaxy tab s), a priori não  era uma necessidade,  mas como minha mãe  tem um e eu vi que de certa forma é  melhor ele no colo que um notebook,  resolvi comprar. No início  já  foi de cara sensacional,  pois eu podia deixar meu celular descansar e usá-lo em qualquer lugar da casa com muita comodidade, além  de escrever post como este no Blog.  OooooK!  Mas Daiane, cadê  a sustentabilidade nisto? Foi quando comecei a ler livros em e-Book!

Tenho muitos livros em papel aqui em casa (aproximadamente quarenta), e sempre gostei de ler desta forma, até  experimentar ler em e-Book e ver que a satisfação  de ler é  a mesma. Sobre a ótica sustentável,  muito já  foi discutido sobre isto, pois, livros em papel geram cortes de árvores,  utilização  de água na fabricação e pode ser um bem perecível, dependendo do cuidado que se tem. Já  os e-books, utiliza-se de energia elétrica para carregar o equipamento, o que provoca desmatamento  proveniente da cheia dos reservatórios  de usinas hidroelétricas,  comprometimento a fauna e a flora neste processo, desocupação  de ribeirinhos, provocando impactos sócioambientais, entre outros.

Mas tudo pode ser equilibrado quando se fala em sustentabilidade,  pois, quanto ao corte de árvores para a celulose, hoje este processo é  feito de forma rigorosa quanto ao reflorestamento e utilização  de madeira registrada, com manejo adequado e até  mesmo aproveitamento  da venda de créditos de carbono. A utilização da água industrial  no processo de transformação em papel, existe tratamento  de águas residuais, que dependendo do bom acompanhamento e processo, podem voltar ao leito do rio até  melhores em condições  físico-químicas. Quanto aos e-books e a utilização  de energia, as hidroelétricas  na sua formação,  são  feitos estudos sócioambientais, arqueológicos e de fauna e flora. Antes mesmo de iniciar  as atividades, são  feitas as análises arqueológicas para conhecer e coletar materiais da região,  além de consultas públicas,  alocação e manejo de animais e plantas, antes da cheia.

Se você for analisar, o impacto ambiental ele está  impregnado em toda ação e  atividade. Cuidar para que os processos ambientais sejam garantidos e utilizados, vai muito além  do consumidor,  mas que é um exercício fundamental para ser realizado quando se analisa a utilização de livros de papel vs livros digitais, isto se torna inevitável.

Considerando tudo isto, afirmo que a compra do tablet foi uma boa idéia,  claro que você  tem que ver se irá  se adequar e acostumar, depois disto analisado, o conforto de você  fazer uma compra de qualquer livro (muito difícil você  não  encontrar algum de sua preferência) em casa e poder ler imediatamente, é  sensacional! Mas nem tudo são  flores, pois os livros de papel, você  pode fazer troca e dependendo de onde é comparado o ebook, esta opção infelizmente  não  existe. Porém,  nada te impede de baixar um ebook em PDF e ser feliz!

E vc? Qual a sua forma preferida de leitura?

PS.: Depois de lida esta matéria,  nada impede de me presentear com bons livros em papel! hehehe

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

3 comentários em “Tablet: ambientalmente falando, a melhor compra!

  • 21 de agosto de 2015 em 19:48
    Permalink

    Primeira visita no blog e este post pra mim por si só já justificou sua QUALIDADE. Parabéns aos administradores, escritores e toda a galera do blog que trabalha para produzir conteúdo excelente como este!

  • 27 de janeiro de 2016 em 17:56
    Permalink

    Uso, principalmente o Kindle… Mas utilizo o celular e o computador tbm… como falei no twitter, mudou minha forma de ler… leio bem mais do que antes… levo minha biblioteca pra todos os locais que vou… show de bola…

  • 22 de janeiro de 2018 em 15:25
    Permalink

    Post muito interessante, realmente este tipo de conteúdo que precisamos no nosso dia á dia, eu prefiro o tablet do que o celular, e realmente prefiro ler em tablets do que em livro físico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.