Plataforma na internet para o desenvolvimento colaborativo de produtos mais responsáveis aborda tema do consumo consciente
Consumo consciente é provavelmente um dos temas mais sensíveis quando o assunto é sustentabilidade. Pouquíssimas organizações, sejam elas públicas ou privadas, estão dispostas a realmente encarar o desafio de re-educar seus consumidores visando reduzir ou migrar o consumo para alternativas mais responsáveis. Porém, isto não precisa ser assim.
Um grupo de jovens empreendedores encontrou uma nova forma de abordar o tema de maneira mais prática e adireta: inserindo os consumidores no processo do desenvolvimento do produto desde o início da sua concepção. A ideia é que com o processo aberto ao público na plataforma, as pessoas possam participar e opinar em diversos aspectos do produto desde sua utilidade, modo de uso, materiais, design, acabamentos e até mesmo o preço. O modelo é baseado no crowdsourcing, processo onde as tarefas são distribuídas para uma grupo grande pessoas buscando encontrar uma solução mais interessante para um determinado problema. É o bom e velho “várias cabeças pensam melhor do que uma”.
Cada etapa do processo é acompanhada por um curador, que analisa as colaborações enviadas e está apto a fazer inserções construtivas, como por exemplo, esclarecer dúvidas quanto aos impactos ambientais de determinado material, implicações e diferenças entre os processos de fabricação e etc. Ao acompanhar os debates das colaborações e as razões por trás das escolhas para o produto final, o consumidor passa a compreender melhor as diferenças entre os produtos convencionais e os mais responsáveis e também os valores por trás disso.
Mas não para por aí. Apesar de interessante, o tema do consumo consciente é apenas um dos aspectos do projeto. O objetivo principal do pessoal do Coletivo Verde Cocriação é desenvolver produtos melhores e mais inteligentes. É bastante comum encontrar consumidores com pequenas frustrações quanto a um ou outro produto, ou até mesmo necessidades não totalmente atendidas. A proximidade e interação com o consumidor deste o início da concepção do produtos pode ajudar a minimizar estas questões. No Coletivo Verde Cocriação por exemplo, as embalagens não serão definidas porque cabem x ou y vezes mais em um caminhão, e sim porque elas fazem mais sentido para os consumidores, seja na hora do descarte ou para o reaproveitamento em casa.
A plataforma ainda está em sua fase beta, contando com apenas um projeto em andamento: a criação de uma Coleção de Moda Sustentável para o Instituto Ecotece, mas a ideia é que futuramente vários projetos aconteçam ao mesmo tempo. O pessoal do Coletivo Verde Cocriação inclusive já está buscando novos parceiros interessados em desenvolver outros produtos através da plataforma.
Mais Informações: www.coletivoverde.com.br/cocriacao