Consumo colaborativo #Ecobusiness

No terceiro e último dia de evento o tema era o futuro sustentável, foram apresentadas muitas ideias de consumo colaborativo que prometem ser a solução para sérios problemas encontrados principalmente em grandes centros urbanos.

Rachel Biderman, especialista em mudanças climáticas, falou sobre temas como políticas públicas em mudanças climáticas no Brasil e no exterior e o acúmulo de gases na atmosfera. Fábio Mestrini na ESPM fez uma análise da função social da embalagem, e contou diversas curiosidades, de 1 de janeiro a 31 de julho de 2012 176.698 novas embalagens foram criadas e as embalagens Eco-Friendly ocupam 4º lugar dessas embalagens.

Na mesa redonda discutiu-se sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, o segredo é parar de enterrar e queimar dinheiro, há uma necessidade de deixar de tratar os materiais recicláveis como lixo.

Palestras na Ecobusiness - Foto: Leandro Pereira

A Ecobusiness encerrou da melhor maneira possível, soluções já em ação para problemas enfrentados pela humanidade. Fernando Fernandes foi contar sobre o Saútil, site que auxilia pacientes da rede pública a encontrar soluções online para problemas como encontrar medicamentos e consultas na rede pública. O Caronetas, caronas corporativas, apresentou uma das maneiras de diminuir o problema de mobilidade urbana, assim pessoas que trabalham e moram próximas podem ir e voltar juntas do trabalho, se conhecerem, economizar e descolar um dinheiro extra. Zazcar se apresentou também como solução no problema de mobilidade urbana com a opção de aluguel de carros por hora, o serviço já está disponível na cidade de São Paulo e pode ser utilizado por maiores de 21 anos com mais de 2 anos de carteira. Já o Fica Lá em Casa, possui um projeto incrível de hospedagem colaborativa que pode resolver o problema de falta de vagas em hotéis, além de ser uma fonte extra de dinheiro para o hospedeiro, economia para o hospedado além das relações estabelecidas pelas duas partes.

A 5ª edição da Ecobusiness é dedicada ao Publicitário Ricardo Aquino, organizador do evento morto no último mês na cidade de São Paulo. Agradecimento especial a Fernanda Tarkan que acolheu o Vivo Verde com muito carinho.

A melhor maneira de se despedir da Ecobusiness? Reciclando nossa credencial, é claro. O Programa RC (reciclagem de cartão) esteve presente na feira coletando as credenciais e cartões para reciclagem.

Reciclagem da Credencial - Foto: Leandro Pereira

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Consumo colaborativo #Ecobusiness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.