Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.

No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.

A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.

Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.

Além de reciclar os resíduos das empresas calçadistas cadastradas na entidade, o Sindicato promove oficinas de artesanato com material reciclado, palestras, horta, aulas de educação infantil, além de oferecer melhorias para a comunidade de Três Coroas, e a manutenção de um mini zoo, que abriga animais vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações contra o tráfico de animais.

O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.

Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.

Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.

Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo.

Produção Consciente Igual Amanhã Mais Feliz. Uma iniciativa sustentável das empresas calçadistas de Três Coroas que, mais do que preservar a natureza, mostram, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade.

Veja o vídeo do projeto:

Recebido via e-mail: contato@vivoverde.com.br
Esta matéria não é publicitária.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

8 comentários em “Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz

  • Pingback:Tweets that mention vivoverde » Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz -- Topsy.com

  • 8 de dezembro de 2010 em 19:16
    Permalink

    daia ……vc ficou em terceiro lugar???onde vai ser a premiação?????

  • 9 de dezembro de 2010 em 14:18
    Permalink

    Então, eu não sei em qual colocação eu fiquei não, em nenhuma das duas categorias, única coisa que sei é que fui classificada entre os 3 mais votados e os 3 dos jurados acadêmicos. A premiação vai ser no dia 18 em SP, ainda não sei se vou, pois estou vendo ainda uns patrocínios aqui. De qualquer forma já estou bem feliz em estar entre os 3 nas 2 categorias hehe =D Foi um grande avanço nestes ulçtimos anos =D

    Valeu querida por tudo, sou muito grata a voçê, tu pode até não imaginar, mas quando pensei em desisti… pensei em seu trabalho e tudo o mais! Obrigada.

  • 9 de dezembro de 2010 em 22:06
    Permalink

    Não desiste não!!!Um dia conseguiremos acabar com todos os maltratos a Natureza,aos animais e ao pp ser humano!!!bjcas,e depois me conta tudo!!!!!!

  • 10 de dezembro de 2010 em 12:49
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    E sou Ricardo Rosa, sou responsável pela Produção online do Programa Avesso ( http://www.avesso.com.br ). Um programa onde você fica por dentro dos bastidores das ações de comunicação das principais marcas no Brasil.

    Fiz uma visita aqui no blog e queria dizer que o trabalho que vem desenvolvendo é ótimo e está de parabéns!!!

    Nós desenvolvemos parcerias com blogs de diversas áreas, como: comunicação, moda, design, sustentabilidade, esportes entre outros. Gostaríamos muito de ter você como parceiro do Programa Avesso.

    Se houver intresse, acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos nossos programas.

    Aguardo seu retorno!

    Um grande abraço.

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br
    http://www.meadiciona.com.br/avessotv

  • 16 de dezembro de 2010 em 5:13
    Permalink

    Desisto fácil não! Agora sei bem como são estas coisas da vida! rs =D

    Obrigada sempre.

  • 1 de agosto de 2013 em 9:19
    Permalink

    Good day! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

    Feel free to visit my web blog Optionen – oo.gutschein-free.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.