Já pensou em tentar contrubuir para a sustentabilidade, andando pela rua… será que é apenas não jogar um papelzinho de balinha no chão pela janela do carro??

Abaixo seguem algumas dicas:
PS: para entender o manual do esforço x impacto CLIQUE AQUI!

1 – Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2 – Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Use-o com moderação, em especial se tiver um enorme 4×4 a diesel. Ande mais em transporte coletivo ou reabilite sua magrela (bicicleta).
3 – Compartilhe seu carro. “Pratique a CARONA SOLIDÁRIA e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann. Você vai se tornar o cara mais simpático da cidade.
4 – Carro requer manutenção, não tem jeito. Faça uma regulagem periódica, sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.
5 – Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Pense também em lavar menos seu carro.
6 – Tem atitude mais grosseira que atirar lata ou outros dejetos pela janela do carro? O castigo para essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.

Fonte: Planeta sustentável
Daiane Santana.

DICA PARA SEMPRE

Passe adiante este manual (conte para alguem, divulgue em BLOGs, mande um e-mail para seu amigo). Discuta-o com os amigos, vizinhos, o pessoal do prédio. Disseminar as práticas aqui sugeridas é uma atitude sustentável.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

6 comentários em “

  • 2 de dezembro de 2008 em 17:18
    Permalink

    vc comentou no meu blog, olha lá.. acho q vc comentou no blog errado! rs

  • 3 de dezembro de 2008 em 0:34
    Permalink

    ói… essas dicas nem servem pra mim! sou estagiario e so ando de busao! mas eu confesso que super queria contribuir um pouquinho mais pra poluiçao do planeta tendo um carrinho. eu juro que mereço! hehehehe

  • 3 de dezembro de 2008 em 1:10
    Permalink

    faziope@hotmail.com

    E me fala: que horas vai ser?
    Uau! Tá danada, hein, mocinha?! Vou até ler tudo pra ficar por dentro! hahahaha

  • 3 de dezembro de 2008 em 1:22
    Permalink

    Ah, que pena!!!
    Mas tenta gravar e colocar no youtube! hahahaha

  • 3 de dezembro de 2008 em 18:50
    Permalink

    eu uso EcoBag, do alexandre hertichovich, já é um começo

  • 3 de dezembro de 2008 em 18:54
    Permalink

    Garoto … tu é muito chique eheheheh 🙂

    😀

    eu uso apenas sacolas ecológicas da Natura ^^

    que por sinal amanha postareia qui ^^

    🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.