A lua e seus fenômenos


Quando se diz “fenômenos da lua” o que lhe vem á cabeça? Aposto que vem aquela linda imagem de um “eclípse lunar”, para alguns desavisados vem até aquela imagem de “O chamado” rs.

Pois bem, em uma missão não muito impossível, venho tentar explicar alguns fenômenos da lua q as vezes passam dispercebidos…

Creio que já tenham escutado falar que a Lua está relacionada com quase todas as coisas aqui na terra, algumas chegam a serem até bizaras, como qnto a saúde, onde a lua poderia estar ligada aos seios e ao líquido do corpo e ao olho direito da mulher e o olho esquerdo do homem. Estranho não? Ou até mesmo falarem da Lua Negra, Lilith – período que antecede a Lua nova, ainda na Lua minguante (onde se repele as más influências) e no final desta, é o período conhecido como escuridão lunar. Lilith era a rainha dos fantasmas e demônios que atacavam os homens sexualmente. (Uma Lua taradassa!!!) Está bem, mas vamos relacionar a lua a acontecimentos ambientais! Vc já imaginou pq ter um periodo de poda de ávores? Porque que há melhores épocas de colheitas? ou melhor aquela coisa que as garotinhas sempre escutam das mães qndo criança… “- Deixa para cortar o cabelo qndo a lua estiver Crescente!!!!” :S Agora, nosso satélite se transforma em plataforma, para maiores conquistas no espaço, e aqui na Terra, porém, a Lua continua exercendo sua eterna influência sobre os homens, as marés, a pesca e a agricultura. A Lua Pode sim influenciar em algumas coisas como por exemplo… _____________________

  • Ela altera as marés, determina os ciclos de crescimento das plantas e mexe até com o humor das pessoas. Em seu rápido passeio de 28 dias pelo zodíaco, ela visita todos os signos e realça as influências deles sobre nosso comportamento, nas mulheres pode-se ver uma coincidência com o ciclo menstrual que é geralmente de 29 dias (número de dias que a lua demora para completar sua órbita em torno da Terra, leva 29 dias e meio.) Essa é profundaaaaaa!

  • Movimento das seivas nos vegetais – Tal fenômeno mostra a tradicional cautela que os exploradores do corte de madeira observam em seu ofício, evitando o corte no período da Lua minguante, para prevenir o seu apodrecimento. Pois, a seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos em Lua cheia. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos. Hummmmm!!
  • Em Lua Crescente, a seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo.
  • Lua Nova, a seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É bom para se cortar madeiras. huhuhu
  • Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorre as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva.
  • Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.


___________________

Respondendo a um questionamento que um amigo me fez dias atrás sobre um anel que se forma ao redor da Lua cheia, cheguei a duas respostas, uma um tanto quanto científica “empiricamente”. :S

  • Nota-se este fenômeno quando ventos muito fortes estão previstos quando a Lua cheia apresenta, a sua volta, um círculo com manchas ou com nuvens.

  • E também as pessoas “mais antigas” costumam dizer que qndo há isto, é porque o dia que se iniciará, fará muito friu, ou seja, haverá queda da temperatura, o que pode até ser respondido pela conclusão anterior, pois se há ventos fortes, então a temperatura não será tão alta assim! 😀


___________________

Espero ter atingido meu ideal neste post, se não completamente, pelo menos parcialmente rs!

Agradeço as visitas, aos comentários e também as pessoas que de uma forma ou de outra me apoiam nesta “brincadeira” no qual eu já vinha ha anos querendo inicializar!

___________________
PS: No próximo post irei falar sobre “A Lua e a previsão do tempo”, e suas prováveis interferências. [Logo logo]

E fica meu email para sugestões e envio de curiosidades na tentativa de serem desvendas. 😛

daianeea@gmail.com
Att.: Daiane Santana; Grata.
____________________

A Lua simboliza a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

8 comentários em “A lua e seus fenômenos

  • 23 de março de 2008 em 11:44
    Permalink

    Day, a lua tem o dom de Impressionar as pessoas assim como vc…… achei uma atitude muito legal e bem criativa de estar passando seus conhecimento para as pessoas,essas visões da natureza são sempre bem vindos para todos ainda mais para os que se importam com o futuro……….

    da sua amiga Silvana

  • 23 de março de 2008 em 12:29
    Permalink

    massa d+ esse post sobre a lua, pra quem n sabe a “importancia da lua em nossa vida”

    (número de dias que a lua demora para completar sua órbita em torno da Terra, leva 29 dias e meio.)

    essa parte foi profunda eh???
    hehe 29 dias e meio, so n disse quantos segundos hehe

    :***************

    escreve + e qdo escrever manda pro meu orkut sempre pra avisar q atualizou

    :** moça!!!! parabens!

  • 23 de março de 2008 em 23:19
    Permalink

    Esse post ficou muito bom, porque você agregou o que você pesquisou, com as suas conclusões e conhecimento. Isso torna o texto mais fácil de ler porque dá uma sensação de proximidade entre quem lê e quem escreve. 😀
    Quando li maré de água viva, imaginei que fosse num período mais fácil de se queimar com água viva por causa da altura das ondas… mas depois li que tem a maré de água morta e tudo fez sentido! hahahaha Me perdoa, mas é que eu faço comunicação! xp
    Beijos

  • 24 de março de 2008 em 11:30
    Permalink

    Po, legal seu blog truqueira… rsrs
    hein, essa parada do ‘anel’ na Lua achei legal, eu tbm estava qrendo saber sobre isso rsrs.
    Bom, espero por suas atualizações, para qm sabe tirar outras dúvidas em comum com vários outros leitores.
    Abraços!

  • 9 de setembro de 2008 em 8:49
    Permalink

    Oi, eu estava pela rua por volta da meia noite, e vi que a lua estava vermelhissima, fiquei maravilhada, dai distrai um pouco e ela desapareceu, se só fosse eu q tiveste visto eu iria pensar que estava doida mais meus dois amigos q estava comigo tbm viram.
    Vc pode explicar o q é esse fenômeno??

  • 9 de setembro de 2008 em 9:03
    Permalink

    Bom… desaparecer?

    A lua não tem este “fenômeno” como de costume … não

    Afinal… sua órbita é conhecida por todos…

    Você se certificou em ver se não eram apenas nuvens que encobriram a lua por um tempo…. ?

    Desculpe … mas é a única saída para este caso relatado.

    Abraços…

  • 10 de abril de 2010 em 12:49
    Permalink

    mas como ela altera so falto isso o como

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.