Conheça a Amanita Muscaria – VivoVermelho
Essa noite sonhei com amanitas…
Amanita Muscaria é um fungo proveniente de clima boreal, temperado. Especificamente do Hemisfério Norte.
Costumamos ver muitas amanitas em enfeites de jardins, desenhos e cartões de natal. Certamente A. Muscaria é o fungo mais ilustrado pela humanidade.
Como o inverno está chegando e poucos são os que conhecem, resolvi criar esse post.
Tal fungo esteve muito presente na evolução humana, tanto em povos asiáticos, como em tradições nórdicas . Assim como tendo usos xamânicos por toda a região européia. Encontrados também no Japão, Norte da Europa, Índia e America Central. Também presente na cultura Persa.
Alguns fatos interessantes:
O pesquisador Robert Gordon Wasson sugeriu que o cogumelo estivesse relacionado ao Soma, bebida sagrada dos Vedas. Os mais antigos textos religiosos. Tal bebida é citada nos hinos do Rigveda escritos por volta de 1.500 A.C. (Wiki)
Na Sibéria o fungo foi muito utilizado por xamãs tribais. Segundo a tradição pagã, em todo solsticio de inverno os xamãs penduravam chapéus secos de amanitas ao pescoço e destribuiam para a população. Entrando pelas saídas de fumaça das casas. Daí se vem a ideia do surgimento do bom velhinho Santa Claus.
Outro ponto interessante é que as renas adoram comer amanitas (não apenas as siberianas). Outra tradição desses povos era alimentar as renas com A. Muscaria para que ficassem mais fortes e resistentes.
Como a substância de princípio ativo muscimol permanece intacta na urina de quem consumir o fungo, é possível se reciclar o uso. E também atrair renas.
Amanita Muscaria é um fungo que trabalha em simbiose com árvores coniferas através de micorrizas. O micélio todo se desenvolve e também serve como um filtro de metais pesados para o solo, além do processo de simbiose.
O fungo veio para o Brasil junto com sementes de pinus importadas para reflorestamento. No inverno é possível encontrar o cogumelo em toda região Sul do país. Sendo também encontrado em outros estados como São Paulo e Minas Gerais.
Atenção: Venenoso, não indicado para consumo! O consumo de Amanita Muscaria requer um grande conhecimento do preparador para tratar o veneno!
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Blog Vivo Verde
Pingback: Pedro H. Pastorello
Pingback: tortoblogg
Pingback: Jornal Twit
Pingback: Tweets that mention vivoverde -- Topsy.com
o cogu do mario, esse é quente >.<
hahahah com certeza =P
#medo
conheço um site muito bom q ensina o preparo nam so da muscaria como de varios outros cogu ..
http://www.cogumelosmagicos.org/
vale a pena entrar ai 😀
Pingback: Guilherme Berghauser