E qual é o nome desta nuvem?

Olá!

Ontem não postei por motivos de … trabalho. Mas estou de volta e que tal falarmos de NUVEM?

É, elas estão quase sempre emcima de nossas cabeças e damos o nome de … nuvem simplesmente .. mas como tudo no mundo, há de se ter uma denominação apropriada para cada tipo e é isto que darei foco neste poste. Vamos lá!

A Organização Mundial de Meteorologia em 1956 classificou 10 gêneros de núvens, ou formas, básicas subdivididas em espécies de acordo com seu formato externo e estrutura interna (vide Galeria de Fotos). Os nomes dos 10 gêneros são derivados das combinações das três classificações de nuvens de Howard: cirrus, stratus e cumulus, assumindo complementação das palavras alto para nuvens de grandes altitudes e nimbus para nuvens de chuva.

Embora a classificação das nuvens dependa da forma e aparência, um critério adicional é usado no reconhecimento tendo em vista a importante relação entre as nuvens e sua altura. Categorias de altitude são baseadas na elevação das bases ou de suas superfícies inferiores. Todos os gêneros descritos previamente podem ser incluídos nas categorias de nuvens altas, médias e baixas como mostra a Tabela I. As altitudes das nuvens variam com a latitude devido às diferenças de temperatura e quantidade de vapor d’água contido no ar do equador aos pólos.

Nuvens organizadas por categoria de altitude

Nuvens Altas Cirrus(fig.1), Cirrostratus(fig.2), Cirrocumulus(fig.3).
Nuvens Médias Altocumulus(fig.4), Altostratus(fig.5).
Nuvens Baixas Cumulus(fig.6), Cumulonimbus(fig.7, 14 e 15), Stratus(fig.8), Stratocumulus(fig.9), Nimbostratus(fig.10)

E mais…
Por questão de curiosidade e encheção de linguiça …

NUVENS ATRATIVAS

Alguns tipos de nuvens se formam com condições atmosféricas raras. A nuvem da figura é estranha em sua aparência. Não surpreendente, várias pessoas associavam-nas com UFOs. Essas são nuvens altocumulus lenticularis (vide figura 11), que são altocumulus em formato de lente. Estas e outras chamadas “mountain-wave” são geradas por ventos que são desviados ao encontrar uma montanha.

A maior parte do vapor d’água está confinada na troposfera. Uma exceção é um ocasional cumulonimbus intenso, cujo topo pode penetrar na tropopausa e entrar na porção mais baixa da estratosfera. Outra exceção é a colorida “neacrous cloud”, que ocorre no alto da estratosfera. As temperaturas nessa altitude (25 a 30 km) favorecem a água a ficar no estado sólido ou supercongelado. Devido à sua delicadezas e brilho de pérola, estas nuvens raramente vistas são também chamadas de nuvem pérola-mãe. Elas são melhor vistas em latitudes altas no inverno quando iluminadas pelo sol poente.

Uma misteriosa formação de nuvem é a “noctilucent cloud”(vide figura 13), que se assemelha com cirrus e ocorrem na alta mesosfera. Alguns cientistas sugerem que essas nuvens de cristais de gelo depositados em pequenas partículas de poeira de meteoritos. Elas são vistas apenas em latitudes altas durante o nascer e o pôr do sol.

Outro tipo de nuvem com curiosa aparência é a mammatus (vide figuras 12 e 13). São nuvens com protuberâncias arredondadas sob a superfície da nuvem. Esta característica ocorre geralmente com cirrus, cirrocumulus, altocumulus, altostratos, stratocumulus e cumlunimbus.


Gostou? Então comenta ^^

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

4 comentários em “E qual é o nome desta nuvem?

  • 6 de março de 2009 em 11:51
    Permalink

    Ô ‘fessôra, neacrous cloud = aurora boreal?

  • 6 de março de 2009 em 11:56
    Permalink

    sim senhor ^^

    Há.. tu és quase eum eng. ambiental hahahaah 🙂

  • 7 de março de 2009 em 0:23
    Permalink

    Passa no meu blog têm indicação de Selo Inteligente para esse blog.
    Caso tenha alguma dificuldade em encontrar; vá no menu Selo e Selos, aproveite e confira se deixou de pegar outras indicações.
    Beijos,
    Questionadora

  • 8 de março de 2009 em 20:43
    Permalink

    Adorei…..antes de qq denominação correta….existe coisa mais gostosa do que somente apreciá – las ?????bjcas….

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.