enciclopédia online trará informações sobre espécies nativas

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) lançará um projeto em que as espécies vegetais serão listadas em uma enciclopédia virtual aberta à comunidade que está em execução e deve entrar no ar em até três meses.

A enciclopédia livre poderá ser acessada a partir de login e senha. Os usuários poderão postar textos e editá-los, de forma semelhante à Wikipédia. A idéia surgiu da carência de dados mais específicos e trará mais características regionais que nem sempre são destacadas na literatura.

Inicialmente a Mata Atlântica terá uma melhor representatividade na enciclopédia, mas todas as árvores brasileiras e outros biomas devem ser incluídos no banco de dados. O que trará um avanço e também uma maior facilidade nas pesquisas acadêmicas, eu imagino.

Assim que publicada a enciclopédia poderá ser acessada pelo endereço do IBF (Clique aqui).

E mais…

Eu gostei desta, remete ao sequestro de carbono, assunto já abordado AQUI.

Porque plantar árvores?

O plantio de árvores ajuda na captura do carbono lançado na natureza. Através da fotossíntese as árvores seqüestram o CO2 da atmosfera e o armazenam no seu tronco e folhas. Além dos resultados diretos de combate ao aquecimento global, o plantio de árvores ajuda na recuperação de áreas degradadas. O IBF planta árvores de espécies nativas, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “enciclopédia online trará informações sobre espécies nativas

  • 4 de março de 2009 em 12:19
    Permalink

    visitei e deixei recado \o/
    rsrsrsrrsrs
    parabens pelo blog ta bonitaço, só num leio pq sou cricri com meio ambiente ahIUHIUh
    abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.