Ecodreno: sistema ecológico pode prevenir enchentes

Ajudar no controle das inundações e na prevenção da contaminação pela água da chuva nas grandes cidades. Este é o objetivo do novo produto da Ecotelhado: o Ecodreno. Inspirado nos jardins de chuva, o sistema permite que a água se infiltre na terra no lugar de drená-la. A inovação da empresa – especialista em infraestrutura verde urbana – está em fase final de desenvolvimento.

Ideal para calçadas e ruas de residências ou edifícios, o Ecodreno, que será lançado no primeiro semestre de 2011, consiste numa depressão na terra em um solo permeável. A estrutura é formada por plantas ou árvores que são cobertas por uma delgada capa de acolchoado orgânico. E juntas formam um sistema de biorretenção. Além da prevenção das enchentes, o produto contribui para a biodiversidade dos ambientes, proteger os arroios e lagos de contaminantes transportados pelos deságues pluviais urbanos e embelezar pátios e bairros.

O Ecodreno já tem demanda de mercado devido ao agravamento do problema das enchentes nos grandes centros. O desenvolvimento desse produto acontece junto com o projeto Universitário Verde. A Ecotelhado, proporciona recursos para universitários desenvolverem sistemas que diminuem os dados ambientais nas grandes cidades.

O Ecodreno alia controle de inundações e redução
da contaminação da água nos centros urbanos

Além do Ecodreno, a empresa tem no seu portfólio outro similar, o Ecopavimento, que já é comercializado. Além da prevenção de enchentes, a estrutura é formada por grelhas alveoladas de plástico reciclado que também reduzem as ilhas de calor. Esta, inclusive, já está sendo utilizada no estacionamento do Market Place Shopping em São Paulo.

Pioneiro no Brasil, o custo do lançamento é compatível com os sistemas tradicionais. O mesmo pode ser adquirido em todo o território nacional através dos representantes da Ecotelhado.

Vídeo:

Mais informações em www.ecotelhado.com.br.

Esta matéria não é publicitária.
Recebida via e-mail: contato@vivoverde.com.br

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Ecodreno: sistema ecológico pode prevenir enchentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.