Instituto IDAHRA recebe subsídio para implantação de projeto educativo

O Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (IDAHRA), de Palmas foi contemplado com R$ 25 mil de patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), para realização do Projeto Ecoponto na Escola. O subsídio foi obtido a partir do Edital de Patrocínios 2013 do banco, que contemplou 17 projetos nas áreas de educação, esporte, cultura e meio ambiente, dos quais apenas três estão no Tocantins. Até o final de novembro, 2 mil crianças de quatro escolas municipais da Capital devem ser atendidas.

O Projeto Ecoponto na Escola é um projeto de educação ambiental que aborda a coleta seletiva em parceria com cooperativas de reciclagem. As atividades terão início no dia 17 de maio de 2013 na escola municipal Monsenhor Pedro Piagem na quadra 404 Norte, e compreendem palestras, oficinas, atividades artísticas e campanhas de coleta de material reciclável.

Durante esse período serão implantados ecopontos, que são depósitos de materiais recicláveis, em cada uma das escolas da rede municipal atendidas pelo projeto. As instituições participantes serão definidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMDU). Em cada escola serão atendidos 40 alunos, a serem selecionados pela equipe da instituição.

Curta a Fanpage do Instituto IDAHRA.

Os desenhos que irão ilustrar os postos de coleta serão confeccionados pelos próprios alunos. O objetivo é desmistificar a visão predominante com relação à coleta seletiva e materiais recicláveis, muitas vezes, erroneamente associados a lixo, tornando os ecopontos visualmente agradáveis.

Já foram formalizadas parcerias com as escolas selecionadas e algumas datas já foram definidas:

 

Escola Municipal Monsenhor Pedro Piagem – 404 Norte: 17 de maio – 8h30m

Inauguração do Projeto: Palestra+concurso de desenho

Escola de Tempo Integral – ETI Eurídice Ferreira de Melo – Aureny III – 22 de maio-13h

Inauguração do Projeto: Palestra+concurso de desenho

Escola Municipal Thiago Barbosa – Aureny II – 21 de maio – 13horas

Inauguração do Projeto: Palestra+concurso de desenho

Escola de Tempo Integral – ETI Santa Bárbara – Data a definir

 

O lançamento oficial do PROJETO ECOPONTO NA ESCOLA ocorrerá durante a IV Conferência Regional de Meio Ambiente de Palmas no dia 06 de junho, evento que faz parte da PROGRAMAÇÃO DA 19ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO TOCANTINS E 8° SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM PALMAS, que ocorrerá entre os dias 03 e 07 de junho. (essa programação da semana de meio ambiente ainda será lançada oficialmente… porém já é certo o lançamento do nosso projeto nessa programação).

Mais fotos clique aqui.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.