Governo do Estado do TO recebe sistema de gestão de Unidades de Conservação

Com o slogan “Um GESTO seu pode mudar o mundo”, a parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental TNC – The Nature Conservancy lançam nesta terça-feira, 17, em São Paulo, no auditório Ibope às 9h30, o GESTO – Sistema Estadual de Criação e Gestão de Unidades de Conservação do Tocantins. O sistema é um dos únicos na América Latina capaz de gerenciar as Unidades de Conservação desde a criação até o gerenciamento financeiro e administrativo das UC’s.

Responsável pela execução da política de meio ambiente no Estado e gestão das Unidades de Conservação Estaduais, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, representado pelo gestor Alexandre Tadeu, e representantes da Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável receberão o sistema que terá acesso a diversas informações sobre as unidades de conservação.

Com a ferramenta a gestão das UC’s vai partir dos dados disponíveis no sistema, que apresentará informações para técnicos e usuários, como fotos e atrativos das áreas, as formas de acesso (por estrada, via fluvial ou pista de pouso), lista de espécies da fauna e flora localizadas, pesquisas geradas nas UC’s, entre outras.

Além disso, o sistema colabora para o trabalho de fiscalização da área, uma vez que apresenta as rotas e também os pontos de risco para queimadas e pressões externas. O sistema ainda possibilita saber quais são os programas sociais e ambientais existentes ao redor da região.

De acordo com os técnicos da TNC e da Semandes que estão desenvolvendo o sistema para o Tocantins que é primeiro Estado brasileiro a implantar o software na sua totalidade. Já o Naturatins irá executar o sistema nos parques estaduais do Cantão, Jalapão, Lajeado e também o Monumento das Árvores Fossilizadas dentre outros.

O lançamento do Gesto acontecerá em dois momentos, na capital paulista, com a participação da TNC, financiadora da elaboração do software, e em Palmas, no dia 07 de junho, paralelo à solenidade de abertura da 17ª Semana no Meio Ambiente.

Aproveitando a realização da Agrotins, que acontece nesta semana entre os dias 10 e 14, a Semades promove uma atividade chamada de “pré-lançamento” do GESTO, coordenada pela Diretora Andrea Bangoim, onde há técnicos e monitores apresentando a ferramenta ao público que visita o stand.

Para o presidente do Naturatins, receber este sistema será um grande ganho, principalmente para a proteção das áreas protegidas. “Parcerias como essa reforçam as ações e intenções em prol da preservação do meio ambiente, levando o Tocantins a ser referência de gestão de Unidades de Conservação do país.

Imagens – Stand do GESTO na AGROTINS 2011

Parcerias

Em fevereiro de 2008 o Governo do Estado firmou um termo de cooperação técnica com a TNC – The Nature Conservancy, que visa fomentar as decisões das políticas publicas ambientais. O objetivo da parceria é dar suporte técnico e científico ao Instituto para consolidar ações que busquem o desenvolvimento sustentável do Estado.

Atuante em mais de 32 países, a The Nature Conservancy, é uma organização mundial que busca conservar a biodiversidade. No Brasil desde 1988, desenvolve iniciativas nos principais biomas nacionais (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga), com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos ecossistemas naturais.

Por Fábio Souza (ASCOM –  NATURATINS)

Fabio Souza

Sabe aquele tipo de pessoa, cheia de perfeccionismo e super sincera? Aquelas que têm sempre que encontrar um defeito ou uma falha em tudo?! Pois é, ele é desse jeito. E foi esse sei jeito de fazer comentários intensos, maliciosos e muito temperados, que o fez ganhar a fama de “Homem Pimenta”. Mas devo confessar que, por trás das pitadas ardentes, ele tem sempre uma pontinha de razão. Consagrado palmense que integra o seleto grupo da ascom do Naturatins, Fábio Souza está entre os jornalistas mais styles da capital, senão do Tocantins. Atendo ao mundo e as novas tecnologias, ele adora a agitação das grandes cidades. Não que Fábio seja avesso à tranqüilidade dos pequenos centros, mas é que ele gosta mesmo é de badalação. Ele assina matérias para a Net, tem uma mãe “mestre cuca”, quase famosa, e por ter uma mãe assim, ele vive entre os negócios ligados à gastronomia e o jornalismo. Ele adorou conhecer o Jalapão, mas acredita que não suportaria ficar naquele lugar por mais de cinco dias seguidos. É que naquele lugar, a internet ainda não chegou, o que o deixaria desconectado do Twitter e de sua rede de contatos. Vale lembrar que ele também adora essa nova ferramenta virtual. Gosta tanto que é quase o “garoto propaganda” oficial do twitter em Palmas. Fábio Souza tem vários projetos de vida e se alguém perguntasse a ele hoje, qual o seu grande sonho, ele diria: Conhecer Nova York e outros tantos lugares mundo afora. Outros planos que não saem da sua cabeça são: Se tornar um empresário de $UCE$O “o que bancaria seus sonhos mais caros”, tudo isso é claro, sem ter que abrir mão do seu amor pelo jornalismo “sua profissão de paixão”.

Um comentário em “Governo do Estado do TO recebe sistema de gestão de Unidades de Conservação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.