Lâmpada de LED Orgânico – OLED
Vamos a algo revolucionário e diferente do que já postei aqui, este vai sair da gaveta.
É uma nova lâmpada, criada por norte-americanos que ela dura mais e ainda economiza energia e pode ser mostrada na forma de um papel plano, veja as imagens abaixo:
Bonitinha não é? Mas ela é mais no que isto, a nova lâmpada é baseada em LEDs orgânicos (LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) , ou OLEDs (“Organic Light Emitting Diodes”). Como são transparentes quando desligadas, elas desaparecem no ambiente imitando a luz natural à noite.
Muito já se estuda, tentando construir OLEDs de luz branca, mas há problemas com o componente azul, uma das cores primárias necessárias para se chegar ao branco. A luz que é mais parecida com a luz solar do que aquela produzida pelas lâmpadas atuais e pode ser usado em lâminas muito finas, o que abre a possibilidade de transformar paredes, tetos e até móveis em fontes de luz.
“Até agora os OLEDs utilizavam correntes fosforescentes de cor azul, verde e vermelha para gerar luz com maior eficiência do que as lâmpadas fluorescentes – a fosforescência e a fluorescência são expressões da energia que é liberada quando elétrons excitados retornam às suas órbitas normais; a diferença entre os dois mecanismos está principalmente na velocidade com que os fótons são liberados.”
Inovação Tecnológica
O novo OLED tem uma eficiência 20 por cento superior aos anteriores, pois se pode substituir um corante fluorescente por azul, sem perda da eficiência. Antes que chegue ao mercado, ainda tem que procurar um plástico que serve de base na produção mias eficiênte, com vida longa útil, ms acredita-se que isto seja resolvido rápidamnte, eu espero.
Lâmpadas já estão sendo desenvolvidas por algumas empresas, se entende um pouco de inglês:
Fonte: IT, Fhaz / Indicação de post: @caferrari
OLED é uma das coisas mais lindas do mundo, com certeza. Em teoria, dá de capote nas tecnologias de LCD e plasma, mas ainda tá muito nova para mostrar todas as suas vantagens. Ela é mais fina, teoricamente mais barata, e não tem o problema das disfunções de preto que rola com o LCD, que não tem preto fundamental, ou a chamada chave (o K do CMYK).
Ela também possui iluminação própria, além de um tempo de resposta menor que o do LCD, fora que podem ser visualisados de qualquer ângulo, o que faria ela o ideal para uma nova geração de monitores.
Mas como esse tipo de padrão depende de outras questõe$ além de eficiência, veremos se a tecnologia OLED ficará somente nas lâmpadas, ou migrará para nossos PCs e notebooks.
OLED é uma excelente tecnologia! Muitos anos de pesquisa a partir de luzes de origem biológica e a idéia de criar algo eficiente como a natureza criou para insetos, cnidarios. etc.
Pena que a durabilidade ainda deixa a desejar, mas é uma tecnologia que promete. Espero a popularização das tão sonhadas telas flexíveis que aparecem na ficção científica tem anos!
Opa. Já têm um tempo que a Oled existe.
Tem até uma televisão da Samsung.
O preço que está salgado ainda. E a luz azul, ainda é um problema. Ela desgasta mais rápido que as outras. Daqui a uns 5 anos o LCD acaba, rs
Pingback: Danilo Gutierrez
Pingback: Fernando Kobaia
Pingback: EcoZilla
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Vinícius Mont Serrat
Pingback: Sucesso News
Pingback: Lucas Emmanoel
Pingback: daianepe
Pingback: Ambiental Expedições
Pingback: José Zuquim