Meu ponto de vista sobre a Ecopraia da Tartaruga 2013 – Peixe/TO

O Rio Tocantins como já esperávamos estava LINDO! Da mesma forma que o deixamos no ano passado. As pessoas e as companhias que ali estavam, maravilhosas, como sempre. Os shows também foram ótimos. Mas não posso falar apenas de elogios…

Ecopraia da Tartaruga em Peixe/TO

A limpeza da praia este ano não foi NADA comparado ao ano passado, para nós que retornamos principalmente por conta da estrutura que nos foi apresentado anteriormente, este ano deixou a desejar. Vou utilizar a mesma expressão de um amigo, esta foi a “Ecofezes” da Tartaruga 2013 (coitada da tartaruga que não tem nada a ver com isto… tsc).

Mas o que vimos foram poucos banheiros químicos, mal estruturados, sem limpeza nenhuma, muitos deles ainda sendo instalados. Considerando que já havia um coronograma estabelecido do início da temporada, é injustificável que ainda estivessem sendo instalados. Mas a quantidade e a falta de higiene foi um dos piores motivos para os banheiros na praia. Ao considerarmos que a população média é de umas 15 mil pessoas (no final de semana)… Se tinha uns 60 banheiros… Era muito!

A chegada até a ilha estava normal, sem nenhuma melhoria evidente, mas ainda de boa valia. A questão da comida e das lanchonetes eu pude comer apenas uma vez, pois fomos bem equipados desta vez, mas da única vez que fui comer, pedi um misto quente (de R$4) e ele veio apenas com queijo, mas o proprietário foi sensível, me deu mais um (01) pão de queijo (:x).

No ano passado, nesta mesma época estávamos prontos para retornar no próximo final de semana por causa da estrutura maravilhosa que recebemos (banheiros enormes, com trabalhadores limpando o tempo todo e gerando gerando emprego… Mas este ano, nem foi falado em retornar, não para lá… 😡

Uma pena… Quem foi em outras praias? Tem o que para falar? Deixe nos comentários o seu “ponto de vista“.

Aproveito esta matéria para agradecer a companhia da viagem, a todo o acampamento (Nildinha, Auria e sua filhinha,  Anielli, André, Lenito, Cerize, Thaynná, Jair,   e principalmente à Patrícia Cottica e Fabiano Magro, que foram e são mais que irmãos para mim.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

3 comentários em “Meu ponto de vista sobre a Ecopraia da Tartaruga 2013 – Peixe/TO

  • 17 de julho de 2013 em 13:43
    Permalink

    Novas administrações em todas as cidades são uma das explicações mais utilizadas…Contudo se isso fosse exceção a essa praia, tava bom! Morei em Maceió e já conheci diversas praias muito famosas por todo o Brasil, além de ter crescer visitando as praias do Peixe, Tartaruga e Croá, sempre fugindo para as mais isoladas…E percebo que o povo e setor público não sabe valorizar as belezas que tem! Não existe política e administração séria que leve a sustentabilidade em primeiro lugar…Pior ou um pouco melhor todas seguem o mesmo padrão sem administração ambiental satisfatória.

  • 23 de julho de 2013 em 3:22
    Permalink

    É isto mesmo, só que de lá (pelo o que vi) a administração é a mesma, mas acho que tentaram melhorar tanto (com uns banheiros químicos com energia e água na torneira) que fizeram as coisas na correria, voltei nesta semana e os banheiros agora sim, tinham iluminação e também água, mas o problema agora ainda era a quantidade, muito poucos, mas em comparação a tudo isto que eu disse no post, esta semana última, foi bemmm melhor.

  • Pingback:Lixo na praia e a falta de educação ambiental da maioria das pessoas – VivoVerde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.