Moinho suicida de formigas carnívoras

Eu sou muito fã das formigas, até caracterizo como os insetos mais nojentos, pois eles comem de tudo e rastejam por todas as partes e as vezes nem percebemos este “pequenos detalhes”. Existem cerca de 200 espécies de formigas-correição (consideradas por muitos as mais perigosas, e chamadas também e formigas de fogo, pois ardem, queimam ao atacarem) distribuídas em várias partes do mundo.

Essas formigas carnívoras não constroem colônias e possuem comportamento nômade, viajando periodicamente formando as temidas colunas da formiga-correição. Em muitos casos, até mesmo pessoas abandonam suas casas e esperam as formigas passar.

Nessas viagens, a formigas que lideram a coluna vão deixando uma trilha de secreções para as outras seguirem. Às vezes, algo sai errado e uma parte se perde da trilha e elas passam a seguir umas às outras, formando um círculo que roda continuamente.

 

Esse fenômeno é uma armadilha da própria estrutura bem organizada do formigueiro, onde cada formiga segue a que está na frente. Uma vez formado o moinho de formigas elas ficarão marchando, seguindo umas às outras, até morrerem de exaustão. 🙁

Segue vídeo do “fenômeno”:

 

Impressionante, não?

Aqui, podemos ver mais uma incrível façanha destas pequenas criaturas carnívoras:

 

De fato, dá até medo o que estas formigas conseguem fazer em pouco mais de 20 horas…

formigas (1)

Indicação de matéria via e-mail por Remo Daris. Mande a sua também: contato@vivoverde.com.br

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

2 thoughts on “Moinho suicida de formigas carnívoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.