O crescimento de Palmas/TO visto do espaço

Palmas

É melhor dizer assim: a cidade que eu escolhi para ser minha de coração! É, minha Palmas/TO vista do espaço, o mais impressionante é a formação do lago e claro, a cidade, que se forma tão rápido.

Nisto o site ((o)) Eco trouxe um belíssimo compilado de imagens, que pode ser vista abaixo:

 

O crescimento de Palmas visto do espaço

“A construção de Palmas, capital do estado do Tocantins, começou no dia 20 de maio de 1989 com o lançamento da pedra fundamental da cidade. No mesmo dia a primeira avenida já era aberta por um trator. Entre os anos de 2000 e 2010 apresentou a maior taxa média de crescimento anual de população, e segundo o IBGE já tinha 242.070 habitantes em 2012.”

“O que faz de Palmas objeto desta coluna é que, ao contrário de outras capitais brasileiras, o seu crescimento desde a fundação pode ser acompanhado através dos satélites do programa Landsat. Na animação abaixo é possível ver, em uma imagem de 1987, a região antes da construção da cidade. Alguns anos depois, em 1990, as primeiras ruas e avenidas já podem ser vistas cortando o cerrado brasileiro. Em 2004 o lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, faz com que o Rio Tocantins se aproxime de Palmas.”

[UPDATE]

Vale a dica do amigo Carlos Ferrari, o site: https://earthengine.google.org/#intro/Amazon
No qual você consegue ver estas imagens de satélite ano a ano do planeta inteiro, neste link, a Amazônia de 1984 a 2012. Dá para ver outras localidades, é só direcionar o marcador. Divirta-se!!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “O crescimento de Palmas/TO visto do espaço

  • 19 de novembro de 2013 em 12:01
    Permalink

    MUITO BACANA!!!
    TENTEI COPIAR AS IMAGENS EM SEUS PERÍODOS RETRATADOS, MAS NÃO FOI POSSÍVEL EM SUAS VARIÁVEIS. DE TODA MANEIRA, MUITO VÁLIDO!
    PARABÉNS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.