Por que ocorre fortes ventos em Palmas/TO nesta época?

Acordei hoje com esta pergunta na cabeça e para quem mora em Palmas/TO ou vem visitar a cidade nesta época é inevitável não perceber como venta! E são ventos muito fortes.

Foto: Google Imagens

Já estagiei no Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos – NEMET-RH aqui em Palmas e eu ficava no dever de lançar boletins, organizar tabelas e mais tabelas com dados climatológicos, gostava muito do que fazia… Sendo assim, lembrei logo cedo de encaminhar um e-mail para o professor Dr. José Luiz Cabral, que é diretor do NEMET-RH, perguntando: “Porque dos ventos fortes se iniciarem agora?”

A resposta foi rápida:

“Se trata de uma circulação anticiclônica que é predominante na faixa central do Brasil, devido a um núcleo sobre o Atlântico, em torno de 20°S/39°W. Como este sistema apresenta características dinâmicas (reflete o anticiclone subtropical), gera movimento subsidente do ar e compressão adiabática. Por isso, dificulta a formação de nebulosidade significativa, eleva a temperatura do ar. É o padrão que se espera para o nosso período de estiagem.”

 

É por isto que nesta época do ano (final de junho e julho) o vento é um aliado para os ciclistas (ou não, dependendo do sentido rs) e um terror para as domésticas, o vento forte trás muita poeira, o tempo fica MUITO  seco, o que aumenta os índices de problemas respsiratórios e gripes, além do sol forte, que nos obriga a ter um cuidado maior com a pele. É um período bem difícil!
E aí? Quer saber de notícias do tempo sobre o Tocantins? O NEMET/RH tem um perfil no Twitter, no qual disponibiliza uma previsão de tempo de Palmas e demais municípios do Tocantins diariamente.

Siga: @nemetrh

Tem alguma dúvida referente ao meio ambiente? Encaminhe e quem sabe eu posso ajudar!

Sobre o NEMET-RH

O Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos – NEMET-RH realiza pesquisas nas áreas de recursos hídricos, agrometeorologia e climatologia, fundamentais para o desenvolvimento dos setores da agropecuária, de abastecimento público e elétrico; coordena o monitoramento hidro(agro)climático no Tocantins; disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para 7 dias de todos os município do Tocantins ( https://simeto.unitins.br) e a previsão do clima para 3 meses de todas as regiões do Tocantins. Desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico, hidrometria, sedimentometria, balneabilidade de praias, potabilidade e qualidade da água, diagnóstico de bacias hidrográficas e avaliação de impactos ambientais de grandes empreendimentos.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Por que ocorre fortes ventos em Palmas/TO nesta época?

  • 28 de junho de 2012 em 15:37
    Permalink

    Na época do ensino médio eu sofria pra conseguir chegar no colégio de bike… além de ser subida tinha esse vento no sentido oposto.
    (Hoje o problema fica só por conta da poeira mesmo =P)

  • 5 de julho de 2012 em 1:49
    Permalink

    Aqui em Palma sé bem plano e agora o vento é meu amigo, já que quando desço para o trabalho ele está a favor e quando volto já não tem mais vento… mas na época de faculdade eu penava… porque eu voltava lá pelo meio dia, ai era canceira (rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.