Aceiro negro será construído para evitar que fogo entre no Parque Estadual do Lajeado

Uma equipe do Parque Estadual do Lajeado, de brigadistas e proprietários rurais realizam na tarde desta sexta-feira, 02, a partir das 15h a construção de aceiro negro nas proximidades do parque, na TO -020, em frente à Fazenda Valadares.

O objetivo é proteger o parque contra os riscos de incêndio, muito comuns nesta época de estiagem. Para o trabalho, participam em torno de 15 pessoas, dentre eles brigadistas, produtores rurais e funcionários do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins. De acordo com o gerente da Unidade, Volney Marcos Martinovsk, a meta é construir cerca de 2,5 km de aceiro.

O aceiro negro é uma estreita faixa de terra, queimada em volta da unidade de conservação, para evitar que um foco de incêndio iniciado do lado de fora atinja o interior da unidade. O aceiro é feito com o uso do fogo controlado.

 

Via Ascom/Naturatins

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.