Dia do cerrado é celebrado no Parque Estadual do Jalapão

O Cerrado é o segundo maior bioma do país e predominante no Estado do Tocantins. Por considerar a importância desse bioma, que recebe comemorações neste mês de setembro, a equipe do Parque Estadual do Jalapão – PEJ realizou atividades no Dia Nacional do Cerrado, nesta terça-feira, 11. As atividades foram realizadas na Praça do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, no município de Mateiros e teve como objetivo sensibilizar e estimular a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais desse bioma, em detrimento de suas características e biodiversidade.

Durante as atividades, estudantes da região realizaram o plantio de mudas na Praça do CAT e assistiram vídeos educativos. Seguindo as comemorações, foi realizada a feira do cerrado, com a participação das famílias da Rede Jalapão que comercializou os produtos preparados com frutos do cerrado. Ainda na feira foram expostos fotografias e cartazes feitos pelos estudantes sobre o cerrado, apresentação do coral de Mateiros, e apresentação de artistas locais.

 

As atividades foram realizadas com o Prev/Fogo- Ibama e com instituições parceiras do município de Mateiros que buscam o fortalecimento das ações relacionadas com o PEJ.

 

O Cerrado é marcado por uma paisagem com vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca. Por ser um dos maiores bioma do Brasil em extensão é também uma das faunas e floras mais ricas do mundo.

Mais fotos:

Fonte: Ascom-Naturatins

Fabio Souza

Sabe aquele tipo de pessoa, cheia de perfeccionismo e super sincera? Aquelas que têm sempre que encontrar um defeito ou uma falha em tudo?! Pois é, ele é desse jeito. E foi esse sei jeito de fazer comentários intensos, maliciosos e muito temperados, que o fez ganhar a fama de “Homem Pimenta”. Mas devo confessar que, por trás das pitadas ardentes, ele tem sempre uma pontinha de razão. Consagrado palmense que integra o seleto grupo da ascom do Naturatins, Fábio Souza está entre os jornalistas mais styles da capital, senão do Tocantins. Atendo ao mundo e as novas tecnologias, ele adora a agitação das grandes cidades. Não que Fábio seja avesso à tranqüilidade dos pequenos centros, mas é que ele gosta mesmo é de badalação. Ele assina matérias para a Net, tem uma mãe “mestre cuca”, quase famosa, e por ter uma mãe assim, ele vive entre os negócios ligados à gastronomia e o jornalismo. Ele adorou conhecer o Jalapão, mas acredita que não suportaria ficar naquele lugar por mais de cinco dias seguidos. É que naquele lugar, a internet ainda não chegou, o que o deixaria desconectado do Twitter e de sua rede de contatos. Vale lembrar que ele também adora essa nova ferramenta virtual. Gosta tanto que é quase o “garoto propaganda” oficial do twitter em Palmas. Fábio Souza tem vários projetos de vida e se alguém perguntasse a ele hoje, qual o seu grande sonho, ele diria: Conhecer Nova York e outros tantos lugares mundo afora. Outros planos que não saem da sua cabeça são: Se tornar um empresário de $UCE$O “o que bancaria seus sonhos mais caros”, tudo isso é claro, sem ter que abrir mão do seu amor pelo jornalismo “sua profissão de paixão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.