O iPhone 4 é ecologicamente correto?

Não dá para negar que um iPhone é o sonho de consumo de muita gente, ele é inovador, super útil e bonito. Há quem diga que é até uma “arma de sedução…”. O fato é que, nós da área ambiental sabemos que hoje esta questão também está ligada diretamente com as empresas de tecnologia, sendo até uma referência para as empresas de publicidade. Olhando por esta vertende, vem a pergunta, este ou aquele equipamento é “verde”? O site Olhar Digital foi atrás desta resposta.

foto

Em uma matéria bem explicativa, mostrou quais os prós (maioria) e contras. No dia 07/06, Steve Jobs apresentou o  iPhone 4 (iOS4), que veio recheado de inovações, com apenas 9,3 mm, o smartphone mais fino do planeta tem várias inovações se comparado à sua última versão como tela de alta definição, gravação de vídeos em HD e câmera frontal que permitirá conversas em videoconferência.Vamos aos prós: A bateria do novo gadget segura até 7 horas de conversação, 6 horas de navegação em 3G, 10 horas de navegação em Wi-Fi e até 300 horas em standby. Com autonomia até 40% maior do que a do seu antecessor, o aparelho reduz significativamente o consumo de energia.

Sensor de proximidade: que desliga o visor quando ele não está em uso. O dispositivo também inclui outro sensor que ajusta o brilho da tela de acordo com a luz ambiente, aumentando a vida útil da bateria.

A Apple defende que o iPhone incorpora  toda a política ambiental da companhia, sendo o aparelho, os fones de ouvido e o cabo USB isentos de PVC, componente altamente nocivo à camada de ozônio. A tela LCD do gadget também não possui mercúrio e o vidro do display é isento de arsênio. Já a sua embalagem foi feita a partir de papelão reciclado e materiais biodegradáveis (lindo 🙂 ).

Sendo assim, o iPhone 4 é bem mais verde do que os seus antecessores e representa um grande passo para que as empresas de smartphones produzam aparelhos cada vez mais ecologicamente corretos.

Só acho que o preço poderia ser menos salgado…

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

16 comentários em “O iPhone 4 é ecologicamente correto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.