Governo do Tocantins reforça fiscalização no Jalapão durante o período de carnaval

Por Jesuino Santana Jr. / Governo do Tocantins

Ação visa orientar os visitantes e agências de turismo quanto às normas de visitação ao local que é o destino de ecoturismo mais visitado no Tocantins.

Para garantir a preservação da natureza e a conservação dos atrativos turísticos, o Governo do Estado vai reforçar a fiscalização na região que compreende o Parque Estadual do Jalapão (PEJ). A ação será realizada em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e visa orientar os visitantes e agências de turismo quanto às normas de visitação ao local.

O Jalapão é o destino de ecoturismo mais visitado no Tocantins durante o período de carnaval. No ano passado, 1.225 pessoas visitaram as dunas. Conforme o relatório, foram 702 turistas agenciados e 523 particulares. Ou seja, 57% frequentadores de operadoras de turismo e 43% de visitantes particulares, que vão por conta própria.

Orientações

Ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) cabe fazer a gestão das Dunas. O órgão também é responsável pelas trilhas da Serra do Espírito Santo que ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão. Já a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) responde pela Cachoeira da Velha. Os demais atrativos são propriedades particulares nos quais os donos são responsáveis pela preservação.

O novo horário é entre 14 horas e 18h30, sendo que o horário máximo para que os grupos entrem na área das dunas é às 17h30. No horário matutino, só é permitido visitar a atração com autorização especial, exclusiva para quem vai produzir imagens de uso comercial do local, fazer pesquisas ou turmas escolares que estejam em alguma aula de campo. A medida foi adotada para evitar que o grande fluxo de pessoas prejudique o meio ambiente local.

Os visitantes também são orientados a não portar bebidas, não fazer uso de álcool e nem de cigarro. O Parque Estadual do Jalapão é um patrimônio ambiental muito valioso, portanto, requer atenção especial. Por esse motivo, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação.

Para informações sobre visita às dunas, o interessado pode entrar em contato com o Naturatins pelo número (63) 3534-1072 ou por e-mail: pejalapao@naturatins.to.gov.br.

18 anos do PEJ

O Parque Estadual do Jalapão completou, no último dia 12 de fevereiro, 18 anos de criação, aberto à visitação. A unidade vem acumulando recordes no volume crescente de visitantes. Conforme o balanço divulgado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Parque registrou mais de 32 mil visitantes em 2018, ultrapassando a soma de 12 mil pessoas a mais que em 2017.

O Parque pertence à categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. Seus mais de 158 mil hectares de área se estendem pelo município de Mateiros, fazendo divisas com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.

Além das Dunas, com suas areias douradas, outros atrativos se destacam no Jalapão entre os rios, riachos, nascentes e cachoeiras da região, como a Cachoeira da Velha, a Cachoeira do Formiga, o Fervedouro, entre outros, todos com águas potáveis.

Sua vegetação predominantemente é composta por cerrado e campos limpos, possui chapadões e veredas onde podem ser encontrados o buriti e o capim dourado, matérias primas utilizadas na produção do artesanato que gera renda à dezenas de famílias que compõem as comunidades locais.

Mas também existem formações rochosas como o mirante da Serra do Espírito Santo e a Serra da Catedral. Nesse ecossistema são abrigadas diferentes espécies silvestres.

(Colaborou: Tânia Caldas)

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.