O ‘Jornal do Brasil’ terá versão apenas na internet, sustentabilidade?

Ontem (12), o site ‘O Globo’ veio com a matéria “‘Jornal do Brasil’ deixará de circular e terá apenas versão na internet”. Vi esta matéria hoje, pelo twitter, fui dar uma olhadinha e acho que entendi tudo. A princípio pensei, com certeza é alguma jogada de marketing sobre sustentabilidade, não deixou de ser, afinal, não deixaram de focar nesta ideia:

papel

“A decisão de acabar com o papel está sendo tomada esta semana. Teremos uma decisão na quarta-feira ou na quinta-feira. Provavelmente, seremos o primeiro jornal a estar apenas na internet. É algo que está acontecendo no mundo todo” , disse Nelson Tanure – O GLOBO

Ao continuar lendo, percebi que, na verdade, foi um fracasso que vem há muito tempo assolando este jornal, que já teve seus tempos de glória. Podendo ser até exemplificado na matéria – AI 5 (Ato institucional 5) de 1968, no qual “acabou com garantias constitucionais e deu ao presidente da República poder de fechar o Congresso” e o JB publicou na primeira página a previsão do tempo, dizendo que as condições climáticas eram adversas, dentre outros momentos que podem ser relembrados pela velha guarda jornalística, o que não é o meu caso.

Nos comentários, se fala também de manipulação do ‘O GLOBO’ (o que não fui eu quem disse e sim os comentáristas, que é bom deixar bem claro), para que fiquemos comovidos com toda esta história, quanto às lamentações de vários jornalistas e editores importantes.

O que quero salientar nesta matéria é: não se deixem levar apenas por “títulos” e a revolução da mídia virtual, há problemas bem maiores que levam a digitalização ou migração de jornais para o meio digital, o que não deixa de ser legal, visto o grande número de pappeis que ainda não são reciclados pelas empresas.

Há tempos eu postei aqui uma matéria que deixava isto bem claro, na matéria “O papel está morrendo?” via-se a tendência de algumas empresas de migrarem para a virtualização. Mas no caso, foi falência!

Querendo ou não, as empresas conciliam a idéia de usar o meio (internet) para complementação de matérias, o que não é ruim. Mas boas idéias podem salvar, como uma troca de jornais, revistas e afins em pontos de coleta e estes serem devolvidos a gráfica com descontos… há, idéias existem, é só apertar!

E você? O que acha?

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

14 comentários em “O ‘Jornal do Brasil’ terá versão apenas na internet, sustentabilidade?

  • Pingback:Ecologia Bagarai

  • Pingback:ADEMIR SANTOS

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Fábio Souza

  • Pingback:tortoblogg

  • Pingback:Jornal Twit

  • Pingback:Tweets that mention vivoverde -- Topsy.com

  • Pingback:Stanley Rodrigues

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Guilherme Berghauser

  • 13 de julho de 2010 em 17:48
    Permalink

    Essa tendência de se trocar versões impressas por apenas digitais tem seu lado bem positivo, já que é bem melhor não se extrair os recursos naturais do que depois tentar reutilizá-los.
    Mas não deixa de ter também o lado negativo, que a meu ver está relacionado ao fato de que com a versão impressão tem-se uma leitura mais centrada e analítica. Pessoalmente, eu tenho muito mais facilidade para aprender quando leio matérias impressas.
    Acho que essa troca é bem interessante dentro das empresas.
    O certo, na minha opinião, é utilizármos os recursos naturais para a impressão mas com ações que minimizem a extração de recursos e a disposição dos resíduos em aterros.

  • Pingback:Green IT Brazil

  • Pingback:Araguaci

  • 13 de julho de 2010 em 23:07
    Permalink

    Concordo com o Junior…….há altos e baixos !!!Vamos ver como fica!!!infelismente,o JB ,caiu muito !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.